Iphan publica aviso do registro do Tambor de Crioula como patrimônio cultural imaterial

publicado em 17 de maio de 2007, às 15h15

 

Foi publicado hoje no Diário Oficial da União aviso do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), divulgando a proposta de registro do Tambor de Crioula do Maranhão. No comunicado, consta o parecer técnico do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI), favorável à inscrição dessa manifestação cultural no Livro de Registro das Formas de Expressão.

A publicação tem como objetivo tornar pública a intenção de registro do Tambor como patrimônio cultural, e permitir que, em 30 dias, qualquer interessado se manifeste. Terminado esse prazo, o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, encaminhará o processo de registro para a apreciação e deliberação do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. Caso haja manifestações contrárias ao registro, o Conselho poderá decidir pela realização de audiência pública.

Está prevista para o dia 18 de junho, em São Luís, a próxima reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. Presidido pelo presidente do Iphan e composto por 18 membros da sociedade civil, o Conselho tem a atribuição de aprovar os tombamentos e registros do patrimônio nacional. O registro como patrimônio cultural do Brasil é uma medida do governo que visa à valorização do bem cultural imaterial, além de exaltar as comunidades que recebem o título.

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Tels: (61) 33268907 / 33268014

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin