Iphan abre espaço cultural em Areia/PB

publicado em 16 de maio de 2007, às 15h19

 

O Solar José Rufino, no Centro Histórico da cidade, foi recuperado para abrigar atividades culturais

O município de Areia/PB pode contar com um novo espaço para desenvolvimento da cultura local. O Solar José Rufino acaba de ser recuperado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com o Tribunal de Justiça Estadual, proprietário do imóvel, e com a Prefeitura. O Instituto recebeu cessão de uso do imóvel, para transformá-lo em Casa do Patrimônio. Com isso, além de servir de sala de apoio do Iphan, o sobrado será aberto ao público para realização de eventos, exposições, mostras de filmes, oficinas, e mais. Lá também vai funcionar a Secretaria de Turismo Municipal.

O presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro e o prefeito de Areia Élson da Cunha Lima Filho farão a entrega do Solar nesta quinta-feira, 17 de maio, às 17h.  O evento conta com a apresentação do grupo tradicional de cultura popular da Paraíba, Cavalo Marinho de Paiê, e da banda folclórica Moenda. O Instituto investiu inicialmente R$ 60 mil em obras de recuperação do imóvel, adaptando-o às novas funcionalidades. Há, ainda a previsão de investimentos anuais de conservação.

O casarão de três pavimentos conta com cinco salas para exposições, sendo duas permanentes, com o Memorial do Fórum que lá funcionou e o Acervo do antigo Cartório. Nos demais espaços serão abertas: a exposição itinerante do Iphan Patrimônio da Humanidade no Brasil, com 18 painéis sobre os bens culturais brasileiros reconhecidos pela Unesco; a mostra fotográfica da arqueóloga Evanice Santos, utilizando a técnica de plotagem de imagens trabalhadas a partir da intervenção em fotografias de sítios arqueológicos; uma exibição dos objetos de cerâmica confeccionados em oficina do Iphan realizada ano passado em Areia; uma exposição coletiva de artistas plásticos da cidade; e ainda serão expostos painéis de três metros, confeccionados pelas Associações de Artistas Plásticos Paraibanos - Associarte e dos Amigos de Areia - AMAR, afixados nos postes públicos da rua onde fica o sobrado.

A casa ainda vai contar com uma sala de exibição de filmes e um ambiente para realização de oficinas. No quintal, nos pequenos cômodos onde funcionava a antiga senzala, serão montados seis estandes para expor a produção artesanal local, como os famosos quitutes de Areia – rapadura e cachaça. Também haverá um estande de apoio aos grupos culturais locais e outro onde vai funcionar a Associação, entidade que encaminhou o tombamento do sítio histórico.

Cidade histórica
Areia é uma cidade situada na região do brejo paraibano a 120km da capital, no topo da Serra da Borborema, a cerca de 618 metros de altitude. Um dos mais recentes núcleos urbanos tombados foi incluído, em 2005, na lista do patrimônio nacional. Sua bela paisagem natural é valorizada pelas ruas que acompanham a topografia acidentada do terreno, possibilitando vários pontos de visada nas encostas da serra.

No processo de povoamento do interior da Paraíba, Areia se origina como ponto estratégico de parada e abrigo aos tropeiros que vinham do sertão em direção ao litoral para a comercialização dos seus produtos. A partir do final do Século 17 e início do 18, surge o povoado inicialmente denominado Sertão do Bruxaxá (terra onde canta a cigarra), berço de notáveis, como o pintor Pedro Américo e o escritor José Américo de Almeida.

Solar José Rufino
O Sobrado situado na Praça Pedro Américo, Centro da cidade de Areia/PB, foi erguido em 1818. A propriedade foi herdada por Dona Iaiá, mãe de José Rufino de Almeida, que teve que vender o imóvel em 1910.

O imóvel passou por um processo de degradação e recaíram sobre ele dívidas acumuladas, o que o levou a leilão em 1971. Arrematado por José Rufino de Almeida, o sobrado é então retomado ao patrimônio da família que o edificou no início do Século 19.

Numa atitude de resgate afetivo, José Rufino providencia a sua recuperação, dando-lhe solidez e mantendo traços do seu desenho original. O Sobrado voltou a ter vida ativa, movimentado pelas visitações nos Festivais de Arte e Cultura realizados em Areia. A casa histórica recebeu a visita do escritor Jorge Amado, que ali se hospedou em companhia de José Américo de Almeida, em 1978.

Com a morte de José Rufino, em 1979, o sobrado volta a sofrer declínio de uso e conservação. Foi adquirido na década de 90 pelo Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, que lá instalou o Fórum da Comarca de Areia, onde funcionou até o ano de 2002.

Agora, totalmente recuperado após cinco meses de obras, a casa se torna um espaço voltado para o apoio às ações da preservação da cidade, para a produção e promoção cultural através do seu uso comum do Iphan, da Justiça Estadual e da Prefeitura de Areia, com a participação dos grupos artísticos e culturais e das entidades da sociedade civil organizada.

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Tels: (61) 33268907 / 33268014

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin