Iphan entrega obras de restauro na Igreja do Carmo em Alcântara/MA

publicado em 15 de maio de 2007, às 15h22

 

Na próxima quinta-feira, dia 17 de maio, às 9h, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entrega as obras de restauração da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Alcântara/MA, realizadas em parceria com a Prefeitura. Na solenidade, será celebrada uma missa pelas comemorações da Festa do Divino Espírito Santo.

O Iphan recuperou, durante o restauro, grande parte dos bens móveis e integrados da Igreja, que se encontravam em avançado processo de deterioração, como o acervo de móveis e utensílios em madeira entalhada, todo o conjunto de painéis de azulejos, o retábulo-mor e as esculturas sacras em madeira, incluindo dois anjos do arco-cruzeiro. A igreja recebeu também um novo projeto de instalações elétricas e iluminação, além de moderno sistema de segurança.

Para Kátia Bogéa, superintendente do Iphan no Maranhão, a entrega da obra servirá também para sensibilizar e alertar a comunidade de Alcântara sobre a questão da preservação do patrimônio e sua importância para as futuras gerações. Ela ressalta a necessidade de cuidados especiais no que se refere ao combate de incêndios, roubos, depredações ou danos causados por condições inadequadas de uso. 

"Todos devem se envolver na proteção e defesa desse significativo monumento, que diz respeito não apenas à nossa memória e à nossa história, mas é fundamental como importante elemento para a formação da identidade cultural brasileira", afirma a superintendente.

Igreja histórica
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo foi tombada como Patrimônio Nacional em 1948, por seu destaque como um dos principais monumentos de arquitetura religiosa brasileira no estilo barroco joanino – única nesse estilo no Estado do Maranhão. Sua construção teve início no ano de 1645, se estendendo até 1691. A Igreja de Nossa Senhora do Carmo recebeu intervenções pelo Iphan nos anos de 1948, 1954, 1986, 1998 e 2004.

Nesse exemplar da arquitetura religiosa podem ser apreciados os elementos integrados da arte decorativa em perfeita harmonia, a exemplo dos púlpitos e altares com suas esculturas sacras em madeira policromada; painéis de azulejos do tipo tapete, esculturas em mármore no estilo rococó, pias, uma batismal e outra de água benta, lavabos e lápides. Em seu acervo, encontra-se todo o talento e criatividade na arte de esculpir de vários artífices anônimos que trabalharam para a Ordem Carmelita.

Mais informações
Assessoria de Comunicação do Iphan-MA
Alberto: (98) 32311388

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin