Primeira Casa de Câmara e Cadeia de Pernambuco será restaurada

publicado em 15 de maio de 2007, às 15h29

 

O Sobrado do Imperador, prédio da primeira Casa de Câmara e Cadeia de Pernambuco, no Centro de Igarassu, município da região metropolitana do Recife, terá sua arquitetura restaurada. A recuperação do imóvel é possível graças à parceria entre o Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Fundação Gilberto Freyre, o Banco Nacional de Desenvolvimento – BNDES e a Prefeitura de Igarassu.

A solenidade de ordem de início das obras acontecerá em frente ao sobrado, nesta quarta-feira, 16 de maio, às 14h30min. Comparecerão o superintendente do Iphan em Pernambuco, Frederico Almeida; a presidente da Fundação, Sônia Freyre; a representante do BNDES, Isis Pagy; e o prefeito Severino de Souza Silva.

A Câmara de Vereadores de Igarassu já aprovou a cessão do imóvel da prefeitura ao Iphan, para ser transformado em Casa do Patrimônio. O BNDES vai financiar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, aproximadamente R$ 950 mil para a recuperação do casarão.

Segundo o superintendente do Iphan, a obra deve durar em torno de nove meses. “A primeira fase, com ações emergenciais e estudos arqueológicos, terá três meses de duração. A segunda etapa é a restauração e implantação da Casa do Patrimônio, que deverá se estender por, no máximo, seis meses”.

Após a restauração, será instalado, no andar térreo, o Memorial da Primeira Casa de Câmara e Cadeia, com exposições dos achados arqueológicos e de trabalhos que ressaltem a importância do prédio na história sociocultural da cidade e como relíquia da arquitetura brasileira. No pavimento superior, ficará o escritório técnico do Iphan.

“A história e a arqueologia comprovam que o Sobrado do Imperador é a primeira Casa de Câmara e Cadeia de Pernambuco. É um imóvel de grande valor histórico”, ressalta Almeida.

História
O imóvel em questão acomodou o Imperador Dom Pedro II em sua viagem ao Nordeste, ficando, a partir daí, conhecido como o Sobrado do Imperador. Ainda hoje, muitos acreditam que foi construído no Século 19, porém o pesquisador Jorge Paes Barreto faz referência à existência da Casa de Câmara e Cadeia desta cidade, na segunda metade do Século 16, datado de 1564, no Outeiro dos Santos Cosme e Damião, próxima à homônima Igreja Matriz.

A combinação desses dados históricos somados aos resultados das prospecções arqueológicas preliminares levou o Iphan a defender a realização de uma pesquisa aprofundada, visando o seu restauro, já que as evidências indicam que se trata da primeira Casa de Câmara e Cadeia de Pernambuco, talvez a mais antiga do Brasil.

O conjunto arquitetônico foi construído a partir do Século 16 para representar o poder colonial em Igarassu, concentrando todas as decisões da Capitania. Segundo os estudos, local existia até a chegada dos holandeses que a incendiaram em 1632. 

Posteriormente, foi restaurada pela primeira vez e destinada aos mais diversos usos, mas sempre servindo ao poder oficial. Entretanto, mesmo com as modificações, foi mantida a essência da arquitetura quinhentista.

Casa do Patrimônio 
A ideia das Casas do Patrimônio visa estruturar gradativamente as sedes das superintendências regionais e dos escritórios técnicos do Iphan para funcionar como uma agência cultural local, preparada para atender a estudantes, pesquisadores, visitantes das áreas tombadas e à população em geral.

O conceito das Casas do Patrimônio se fundamenta na estruturação de um centro habilitado a prestar informações pertinentes ao tombamento e seus desdobramentos, aos diferenciais e ao valor dos bens tombados, além de dados sobre atividades relacionadas à área da cultura. Estes espaços darão uma maior dimensão à ação do Iphan em todo o Brasil, sediando eventos culturais de pequeno porte, abrigando exposições temáticas e itinerantes e desenvolvendo ações permanentes de educação patrimonial, oficinas e treinamentos relacionados a áreas de conservação, restauração e preservação de monumentos e espaços públicos.

Mais Informações
Assessoria de Comunicação
Iphan-PE
Fones: 3228-3011 – 91457092 – 9962-7022

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin