Mercado Municipal da Cidade de Goiás vai ser restaurado

publicada em 19 de setembro de 2014, às 11h51

 

O Mercado Municipal da Cidade de Goiás vai receber investimento de mais de R$ 9 milhões para restauração. Os trabalhos têm previsão de 18 meses e contarão com repasse do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas e fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O projeto prevê a requalificação arquitetônica e estrutural dos blocos que compõem o edifício. A antiga rodoviária será demolida, um novo prédio vai ser construído, também será feita a manutenção dos estabelecimentos comerciais instalados na mesma área.

Durante a restauração, os comerciantes serão temporariamente remanejados para a Praça André Mundim (antiga Praça Padre Arnaldo).

O Mercado Municipal possui um importante valor histórico e cultural para a Cidade de Goiás, que é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Ainda em 1869, foi contratada a abertura de uma rua, a Estrada do Mercado, e autorizada à compra de diversos terrenos particulares para a construção do edifício. Mas o atual prédio do Mercado só foi inaugurado em 1926. Sua função, primordialmente comercial, teve forte valor para o desenvolvimento do cenário mercantil da região e, ainda hoje, funciona como ponto de encontro da população e atrai dezenas de turistas em busca dos produtos da culinária típica local.

Entre as várias lojas e empreendimentos, o Mercado proporciona ao visitante a oportunidade de vivenciar a cultura goiana e experimentar seus mais diversos sabores, como o empadão, o bolo de arroz e os sucos das frutas típicas do Cerrado. A obra pretende requalificar o local, proporcionando uma melhor utilização desse espaço urbano de forte valor e impacto cultural.

Outras informações:
Superintendência do Iphan em Goiás
Telefones: (62) 3224-6402/3224-1310
Site: www.iphan.gov.br
Assessoria de Comunicação: Déborah Gouthier
deborah.gouthier@iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin