Exposição no RJ ressalta a importância da Arqueologia para a história do país

publicado em 09 de maio de 2007, às 15h41

 

Dentro das comemorações dos seus 70 anos, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), inaugura amanhã, 10 de maio, às 18h, no Rio de Janeiro a exposição Fragmentos: a História dos Jesuítas a partir da Arqueologia. No mesmo evento, será lançado um catálogo de cerâmicas, em CD, das coleções sob a guarda da superintendência regional do Iphan.

O evento apresenta fragmentos de cerâmicas – das mais toscas as mais refinadas como a porcelana e mostra o resultado de pesquisas arqueológicas realizadas pela Superintendência do Rio de Janeiro, entre 1990 e 2000, nas igrejas de São Lourenço dos Índios (Niterói-RJ), de Nossa Senhora da Assunção (Anchieta - ES) e dos Reis Magos (Serra - ES).

O objetivo da exposição vai além da apresentação dos resultados das pesquisas realizadas. Mostra também a relação permanente da arqueologia com projetos de restauração arquitetônica em bens culturais.

Segundo Rosana Najjar, assessora de arqueologia do Iphan no Rio, as igrejas abordadas têm mais de 400 anos de existência. Para ela, o interessante é mostrar ao público como o arqueólogo retira informações desses simples fragmentos. “Assim como os monumentos, os fragmentos também são testemunhos dos primórdios da colonização brasileira", enfatiza a responsável pelo projeto.

A exposição tem entrada franca e permanece na Sala de Patrimônio até o dia 28 de setembro. Os interessados podem participar de visitas guiadas, além de um ciclo de palestras sobre arqueologia.

Serviço:
Exposição Fragmentos: a História dos Jesuítas a partir da Arqueologia
Data:
10 de maio de 2007
Horário: Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Local: Sala do Patrimônio - Avenida Rio Branco, 48, no Centro do Rio de Janeiro

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Superintendência do Iphan no Rio de Janeiro
Fones: (21) 2203-3145/3146
imprensa.6sr@iphan.gov.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin