Iphan leva exposição da Mandioca ao Cruzeiro do Sul (AC)

publicado em 07 de maio de 2007, às 15h43

 

Hoje, dia 7 de maio, às 19h, haverá a abertura da exposição itinerante Mandioca: saberes e sabores da terra no Museu da Cidade de Cruzeiro do Sul – AC. A mostra é uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), a Secretaria de Assistência Técnica e Extensão Agroflorestal - Seater e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae.

O objetivo da exposição é de evidenciar aspectos associados à importância da mandioca no sistema culinário brasileiro, Mandioca: saberes e sabores da terra reúne documentos textuais, visuais e sonoros das casas-de-farinha e dos modos artesanais de transformação da mandioca, que combinam as diferentes tradições formadoras da cultura brasileira. Exibe exemplos da transformação desse tubérculo, em várias regiões do país, em farinha e outros derivados. O cultivo e a transformação da mandioca em alimento compreende um conjunto de práticas, relações sociais, cosmologias e representações simbólicas significativas do modo de vida das comunidades produtoras.

A mostra explora diferentes formas de produção, desde o sistema de produção tradicional, expresso através de banners e maquetes, até o sistema de produção modernizado, onde a tentativa de melhorar o produto tem gerado novas práticas e fazeres.

A exposição itinerante foi realizada originalmente no Museu de Folclore Edison Carneiro do Rio de Janeiro, e já percorreu as cidades de Belém, Brasília, Porto Velho e Rio Branco. Ela chega agora a Cruzeiro do Sul, onde há uma das farinhas mais apreciadas do estado do Acre. Lá se tem buscado, através do melhoramento das tecnologias, melhorar a qualidade da farinha de mandioca, para exportação.

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Iphan
Programa Monumenta do Ministério da Cultura
Fones: (61) 3326-8907 e 3326-8014

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin