São Luís ganha novo museu

publicado em 26 de julho de 2007, às 14h00

 

Museu dos Capuchinhos da Província de Nossa Senhora da Carmo será aberto no Largo do Carmo, no Centro Histórico

A Ordem dos Frades Capuchinhos do Maranhão com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Museu de Arte Sacra do Maranhão inauguram sexta-feira, dia 27 de julho, o Museu dos Capuchinhos da Província de Nossa Senhora da Carmo - MUSCAP. O Museu que funcionará dentro do Convento do Carmo, tem como objetivo sensibilizar e alertar a Província dos Frades sobre a questão da preservação do patrimônio e sua importância para as futuras gerações. A inauguração será precedida de uma missa em ação de graças pela criação da Província de Nossa Senhora do Carmo, às 9h. Na ocasião, haverá também a inauguração de um monumento em homenagem aos capuchinhos.

Um vasto material fará parte do acervo que está sendo organizado por técnicos e reunirá peças raras que fazem lembrar a vinda dos capuchinhos ao Maranhão, como fotografias, objetos da vida cotidiana, livros, antigos, pinturas feitas por frades, discos, móveis, filmes, vídeos, documentos históricos, móveis, roupas utilizadas para celebração das missas, objetos litúrgicos e imagens sacras. O trabalho de catalogação das peças durou um ano e meio, algumas estavam em igrejas no interior do Maranhão ou em outros estados, o que dificultou o trabalho de localização e transporte das obras.

De acordo com a carta circular do ministro provincial Frei Rodrigo, entregue a todos os frades, a idéia de criação do Museu já vinha amadurecendo há algum tempo, por iniciativa do Frei Ângelo Falomi, que tomou a iniciativa de recolher alguns objetos no intuito de preservar lembranças valiosas e significativas para a história dos capuchinhos. “Hoje se faz necessário seguirmos o exemplo de nosso confrade, pois o tempo urge e numerosos fragmentos desse empreendimento evangelizador precisam ser resgatados e postos a salvo enquanto é tempo, para que não venham a cair no esquecimento ou se percam”, explica Frei Rodrigo.

Histórico da Igreja do Carmo
Os primeiros frades carmelitas chegaram ao Maranhão no período da expulsão dos franceses em 1615 e receberam do comandante Alexandre de Moura todo o terreno que atualmente compreende a Rua do Egito e o bairro ao redor, nas proximidades de onde se encontra atualmente a Igreja de Nossa Senhora da Anunciação e Remédios. A edificação do Convento do Carmo teve início em 1627. Lá os frades carmelitas instituíram um centro para estudos religiosos.

A Igreja do Carmo foi palco de importantes acontecimentos na história do Maranhão. Um deles foi a invasão holandesa em 1641. O Convento do Carmo foi utilizado como fortificação para abrigar não apenas mulheres e crianças, mas também ali foram colocadas peças de artilharia pesada que sofreram muitos ataques dos inimigos, danificando a fachada da Igreja e parte dos dormitórios do Convento.

O convento já serviu de sede para a artilharia imperial, em 1810; o Corpo Policial de Segurança Pública, em 1829; a Biblioteca Pública do Estado, em 1831 e o Liceu Maranhense, em 1838. Além de abrigar duas importantes irmandades religiosas, a de Santa Filomena (instituída em 1844) e a de Bom Jesus dos Passos.

Um dos maiores protetores da Igreja do Carmo foi o Frei Caetano de Santa Rita Serejo. Durante 30 anos viveu sozinho no convento, onde manteve sob sua direção o Liceu Maranhense. Entre 1865/1866 empreendeu a restauração completa da igreja, inclusive sua fachada, cujo frontispício mandou revestir de azulejos portugueses. Com a sua morte em maio de 1891, o governo tomou posse do convento e da igreja do Carmo

A Missão Capuchinha só iria obter a posse legal do Carmo após comprar o convento, posto para venda em arrematação pública no ano de 1911. Após ter cedido suas dependências para a instalação de colégios e serviços públicos no século XIX, durante o nosso século também o convento foi sede de muitas obras para o benefício popular como a União Operária Maranhense (1920), a Casa do pequeno Jornaleiro (1952), Escola Santo Antonio (1961), Voluntariado Missionário (1972), entre outros.

No dia 04 de agosto de 1999, o Frei John Corriveau, então Ministro Geral, proclamava a criação da mais nova Província Capuchinha do Brasil, a Província de Nossa Senhora do Carmo, congregando os frades do Maranhão, Pará e Amapá. O Convento do Carmo, atualmente, disponibiliza à comunidade carente, atendimento médico e dentário, além de oferecer cursos profissionalizantes.

Serviço:
Missa em Ação de Graças pela Criação da Província Nossa Senhora do Carmo e Inauguração do Museu Capuchinho
Data:
27 de julho de 2007
Horário: 9h – missa
               10h30 – Inauguração do Museu
Local: Igreja Nossa Senhora do Carmo - Praça João Lisboa, 350 - São Luís (MA)

Mais Informações:
Kátia Bogéa – Superintendente do Iphan -3ªSR
e-mail: katiabogea.3sr@iphan.gov.br
Rua do Giz, 235 – Centro
Telefone: (98) 3231 1388 / 3231 1295

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin