Monumenta forma 82 novos restauradores no Rio de Janeiro

publicado em 23 de julho de 2007, às 14h19

 

Amanhã, dia 24 de julho, forma-se uma nova turma de profissionais especializados em restauro e conservação arquitetônica na cidade do Rio Janeiro. Operários, estudantes e profissionais graduados, com idades entre 19 e até mais de 50 anos, participaram da formação realizada por meio de um projeto da Associação dos Amigos do Centro de Artes Calouste Gulbenkian, com recursos do Programa Monumenta do Ministério da Cultura.

O projeto, que também contemplou outro curso de restauro em 2006, foi selecionado via edital público lançado em 2005 e o Monumenta financiou R$ 129.811,29 para a realização dos dois cursos. A coordenadora de Atividades Concorrentes do Monumenta, Patrícia Reis, estará presente à cerimônia que se realizará às 16h no auditório do Centro de Artes Calouste Gulbenkian. 

Os auxiliares de restauração tiveram 45 horas-aula de formação básica e 120 horas-aula específicas nos ofícios de ferreiro, pedreiro, carpinteiro, estucador e canteiro. As aulas práticas foram realizadas na Sociedade Brasileira de Belas Artes e muitos dos alunos já estão atuando em obras de restauro.   

Em novembro de 2006, outra turma de 70 auxiliares de restauração encerrou a sua formação. Alguns deles já atuaram em trabalhos de restauro da Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé e da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. 

Programa Monumenta
O Monumenta é um programa estratégico do Ministério da Cultura com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e apoio da UNESCO. Seu conceito é inovador e procura conjugar recuperação e preservação do patrimônio com desenvolvimento econômico e social.

Fazem parte dos objetivos do programa preservar áreas prioritárias do patrimônio histórico e artístico urbano, aumentar a consciência da população acerca do patrimônio, aperfeiçoar sua gestão, estabelecer critérios de prioridades de conservação e estimular a utilização econômica, cultural e social das áreas em recuperação de âmbito do projeto.

Atualmente são 26 cidades que participam do Programa, todas elas escolhidas de acordo com sua representatividade histórica e artística e a urgência das obras de recuperação. Entre as obras selecionadas estão centenas de monumentos como museus, igrejas, fortificações, casas de câmara e cadeias, palacetes, conjuntos escultóricos, conventos, fortes, ruas, logradouros e edificações privadas em áreas tombadas.

Serviço:
Encerramento dos Cursos de Qualificação Profissional para o Restauro e a Conservação Arquitetônica na cidade do Rio de Janeiro.
Data:
24 de julho de 2007
Horário: às 16h.
Local: Auditório do Centro de Artes Calouste Gulbenkian - Rua Benedito Hipólito, número 125 - 3° andar - Praça Onze - Rio de Janeiro - RJ

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta do Ministério da Cultura
Fones: (61) 3326-8907 e 3326-8014

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin