Começam serviços de restauro na Igreja do Carmo de Santos e na Matriz de São Vicente, em São Paulo

publicado em 30 de agosto de 2007, às 15h15

 

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, assinou hoje com o bispo da diocese de Santos, Dom Jacyr Francisco Braido, o termo da Ordem de Inicio dos serviços de restauração da Igreja da Ordem Terceira do Carmo de Santos e da Matriz de São Vicente, em São Paulo. 

A solenidade ocorreu às 17h nas dependências da igreja carmelita, com a presença do superintendente regional do Iphan em São Paulo, Victor Hugo Mori. Os trabalhos serão realizados pela empresa Júlio Moraes Conservação e Restauro e tem prazo estimado de 150 dias para a sua finalização.

Na Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo de Santos, nesta primeira etapa, serão realizados serviços emergenciais, desmontagem, descupinização e consolidação da tela do Altar da Flagelação, com um investimento de R$ 106, 500,00 por parte do Iphan.

A primeira etapa do restauro dos elementos que compõem o retábulo da Igreja Matriz de São Vicente, destruídos por um incêndio ocorrido em setembro de 2000, custarão R$ 35.300,00 e abragem a estabilização físico-química dos elementos incendiados.

De acordo com o arquiteto Lúcio Costa, as quatro colunas e o sacrário eram os elementos artísticos jesuíticos mais antigos existentes no Brasil. “Eles eram provenientes do Primeiro Colégio da Companhia de Jesus em São Vicente”, afirma Vitor Mori.   

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta do Ministério da Cultura
Fones: (61) 3326-8907 e 3326-8014 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin