Encontro Luso-Brasileiro discute inventário arquitetônico

publicado em 27 de agosto de 2007, às 15h27

 

Nos dias 29 e 30 de agosto, o Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan), promove o Encontro Luso-Brasileiro sobre Inventário Arquitetônico. A abertura do Encontro será às 9h30min do dia 29, no Centro Histórico Mackenzie, e contará com a presença do presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida.

A realização do evento é uma parceria da Superintendência do Iphan em São Paulo com a Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais de Portugal, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Presbiteriana Mackenzie e a Câmara Municipal de Santana da Parnaíba – SP.

Dois profissionais portugueses participarão do encontro: o responsável pela Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais - DGEMN, engenheiro Vasco Martins Costa e Margarida Alçada, diretora de serviços de Inventário e Divulgação, da DGEMN. Além de diversos arquitetos e engenheiros especializados na área de inventário como os arquitetos Marcos Carrilho e Dalmo Vieira do Iphan.

Para a assessora internacional do Iphan, Thays Pessoto, os dois países sempre terão uma pauta comum relacionada a patrimônio, já que maior parte dos bens tombados no Brasil é herança dos tempos da colonização portuguesa. No Encontro, segundo ela, o principal objetivo é se apropriar do conhecimento português em inventário. “Os portugueses desenvolveram uma tecnologia para intentariar de forma mais prática e ágil, e é esse intercâmbio é importantíssimo”, afirma Thays.

Neste aspecto será discutido o inventário a partir da experiência portuguesa implementada na cidade brasileira de Santana da Parnaíba, que graças a resultados muito positivos motivou o pedido de tombamento da cidade. Entre os outros temas estão os fundamentos e princípios de inventariação, o processo da inventariação em si, a gestão da informação, e o patrimônio como um recurso, como instrumento para o desenvolvimento.

Segundo Marcos Carrilho, da Superintendência do Iphan em São Paulo, os profissionais portugueses são detentores de novas técnicas de manipulação de registros fotográficos, essenciais no trabalho de inventariação. “Eles podem nos apresentar novas soluções para os problemas de como tratar a informação”, afirma o arquiteto.

Veja aqui a programação.

Serviço:
Data:
29 e 30 de agosto de 2007
Local: Centro Histórico Mackenzie - Rua Itambé, 45 - São Paulo - SP

Incrições pelo telefone: (11) 2114 8134, vagas limitadas

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta
(61) 3326-8014 e 3326-8907

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin