São Paulo recebe as panelas do bairro de Goiabeiras, em Vitória-ES

publicado em 27 de agosto de 2007, às 15h33

 

A iniciativa do Iphan faz parte do plano de salvaguarda do primeiro bem registrado como patrimônio imaterial

Na próxima sexta-feira, 31 de agosto, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lança, em São Paulo, o catálogo de produtos das paneleiras do bairro de Goiabeiras, em Vitória/ES. A cerimônia de lançamento será no Mercado Municipal, das 11h às 15h e contará com a presença do presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida. O projeto e o patrocínio do catálogo foram realizados pelo Iphan, enquanto a execução foi da organização Artesanato Solidário/ArteSol.

O ofício das Paneleiras de Goiabeiras inaugurou, em novembro de 2002, o Livro de Registro de Saberes de Patrimônio Imaterial.  O catálogo faz parte do programa de proteção do ofício, que incluiu oficinas de cooperativismo e de apoio nas questões ligadas ao acesso às matérias-primas e também a divulgação do bem registrado. A publicação tem por objetivo abrir nichos de mercado e gerar mais renda, viabilizando a sustentabilidade econômica desta atividade, e traz a forma de produção das panelas, e os principais modelos produzidos pelas ceramistas do bairro de Goiabeiras/ES.

A cidade de São Paulo foi escolhida para sediar o lançamento do catálogo por ser um grande pólo econômico. A proposta do evento é apresentar o ofício das paneleiras e seus produtos aos lojistas/restaurantes paulistas.

Durante o lançamento haverá uma exposição das panelas de Goiabeiras/ES e uma degustação da famosa moqueca de peixe capixaba, produzida por três paneleiras que estarão presentes no lançamento.

Para a superintendente do Iphan no Espírito Santo, Tereza Carolina, é preciso que o ofício das paneleiras do bairro de Goiabeiras, em Vitória/ES, patrimônio imaterial, seja cada vez mais conhecido e valorizado também fora do Espírito Santo/ES.

Ofício de fazer panelas
A fabricação artesanal de panelas de barro é o ofício das paneleiras de Goiabeiras, uma atividade predominantemente feminina e familiar. É um saber repassado de mãe para filha há várias gerações. As ceramistas usam uma técnica de origem indígena, caracterizada pela modelagem manual, queima a céu aberto e impermeabilização com a tintura de tanino.

Tradicionalmente, a produção das panelas utiliza matérias-primas provenientes do meio natural: a argila do Vale do Mulembá de boa plasticidade e bastante arenosa, confere à peça maior resistência ao calor e ao impacto; e a casca da planta mangue vermelho, coletada no manguezal, com a qual se faz a tintura de tanino. Os dois principais instrumentos do ofício – a cuia e a vassourinha de muxinga – são feitos a partir de espécies vegetais encontradas na região.

Serviço:
Lançamento do catálogo de produtos das paneleiras de Goiabeiras/ES
Data:
31 de agosto de 2007
Horário: das 11 às 15 horas
Local: Mercado Municipal – R. da Cantareira, 306 – Parque Dom Pedro II, no Mercado Gourmet (1º andar) - São Paulo – SP

Informações: (11)3082 8681 – ArteSol

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin