Diamantina, Patrimônio da Humanidade

publicado em 13 de agosto de 2007, às 15h56

 

Seminário e entrega de obras marcam dez anos de campanha pelo título

Para marcar os dez anos da campanha pelo título de Patrimônio da Humanidade de Diamantina (MG), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura e Instituto Estrada Real realizam na sexta-feira, dia 17 de agosto, o Seminário Rotas Culturais e Caminhos Históricos. O evento vai debater as formas de proteger o patrimônio cultural. Também está sendo preparada uma programação cultural que inclui seresta, trilha cultural e a tradicional Vesperata. O título de Patrimônio Cultural da Humanidade foi conquistado pela cidade em dezembro de 1999.

No sábado, dia 18 de agosto, a cidade mineira recebe duas obras restauradas pelo Programa Monumenta do Ministério da Cultura: a Praça Barão de Guaicuí e o Mercado Antigo. Realizadas em parceria com a Prefeitura, elas custaram R$ 611.613,36. O Investimento do Programa Monumenta no patrimônio histórico do município mineiro soma mais de R$ 2,6 milhões.

Com recursos do Monumenta também já foram restaurados os elementos artísticos integrados do Sobrado do Intendente, futuro Museu de Arte Sacra, e recuperada a Praça Monsenhor Neves. Até o final do ano serão concluídas as obras da Cadeia Velha e dos elementos artísticos da Igreja de São Francisco de Assis, cujo restauro arquitetônico foi realizado pelo Iphan.

A solenidade de entrega de obras contará com a presença do presidente do Iphan e coordenador nacional do Programa Monumenta, Luiz Fernando de Almeida e do prefeito Gustavo Botelho Junior.

Seminário
O Seminário Rotas Culturais e Caminhos Históricos, que ocorre durante todo o dia no Auditório da Pousada do Garimpo, resulta da parceria Iphan / Prefeitura / Instituto Estrada Real. O objetivo do evento é o de discutir e ampliar o campo de ação e os resultados das políticas de proteção ao patrimônio cultural. A abertura do evento contará com a presença do presidente do Iphan, Luiz Fernando Almeida, do superintendente do Iphan/MG, Leonardo Barreto, do prefeito de Diamantina, Gustavo Botelho junior, de Maria Cecília Londres Fonseca, membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural e do presidente do Conselho do Instituto Estrada Real, Eberhard Hans Aichinger.

Sexta-feira, dia 17 de agosto
8h30min - Abertura do Seminário Rotas Culturais e Caminhos Históricos
Pousada do Garimpo - Avenida da Saudade, número 265

Sábado, dia 18 de agosto
10h - Entrega das obras de recuperação da Praça Barão de Guaicuí (foto) e do Mercado Antigo
Centro Histórico - Diamantina (MG)

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta
Tels: (61) 3326-8907 e 3326-8014

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin