Encontro discute ampliação do inventário sobre Mbyá-Guarani

publicado em 19 de setembro de 2007, às 16h11

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promove, com a colaboração do Centro Regional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina (Crespial), o Encontro Internacional “Valorização do Mundo Cultural Guarani”. O evento será realizado nos dias 26 e 27 de setembro, em São Miguel das Missões/ RS, com o propósito de debater a ampliação do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) para as comunidades Mbyá no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.

O INRC é uma metodologia de pesquisa do Iphan para documentar aspectos da vida social que podem ser considerados referências de identidade para um grupo ou uma comunidade. “Ao realizar o inventário no Rio Grande do Sul, entendemos que qualquer ação de salvaguarda de referências culturais dos Mbyá-Guarani tem que contemplar sua singularidade, que é ser um povo em constante trânsito, mantendo relações entre comunidades dispersas num amplo espaço”, salienta a historiadora do Iphan no RS, Beatriz Muniz Freire, sobre a importância da ampliação do trabalho.

O encontro contará com a participação de representantes de superintendências regionais do Iphan e lideranças Mbyá-Guarani do ES, RJ, SP, PR, SC e RS, além de envolver instituições da Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia no debate da salvaguarda de referência cultural dos Guarani. Também estarão presentes representantes do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan e da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

INRC – É uma metodologia desenvolvida pelo Iphan para a identificação e catalogação dos bens imateriais. O inventário, desenvolvido a partir de métodos etnográficos, sistematizou e deu consistência aos procedimentos que antecedem o registro e demais atividades de salvaguarda. O conceito de referência cultural, como objeto de preservação do Estado, diz respeito a representações que configuram uma identidade da região para seus habitantes.

O Inventário dos Mbyá-Guarani apresenta um diagnóstico das dificuldades que a comunidade enfrenta na perpetuação de suas práticas culturais, permitindo ao Iphan propor ações de salvaguarda. O INRC foi realizado entre 2004 e 2006, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, junto a essas comunidades do Estado.

Crespial - O Crespial tem sede na cidade de Cuzco, Peru, e é uma organização auspiciada pela Unesco que tem como objetivo difundir e promover os princípios da Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial entre os países latino-americanos.

Serviço
Encontro para a ampliação sobre Mbyá-Guarani
Local:
São Miguel das Missões

Mais Informações:
Superintendência do Iphan – Rio Grande do Sul
Fone: (51) 3311.1188/8438.4560

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin