Novo museu em Corumbá contará a história do Pantanal

publicado em 12 de setembro de 2007, às 16h27

 

Monumenta entrega prédio que vai abrigar o Museu de História do Pantanal e Iphan inaugura o antigo edifício da Alfândega totalmente restaurado

O Programa Monumenta e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura, entregam, em Corumbá/ MS, às 15h do próximo dia 18 de setembro, as obras de restauração do edifício que vai abrigar um novo espaço histórico-cultural do país. O Museu de História do Pantanal abrangerá 8 mil anos de história da ocupação humana na região.

Conhecido como Casa Wanderley & Baís, o prédio do museu, construído em 1876, foi restaurado pelo Monumenta, que investiu R$ 192.560 nas obras. A montagem do museu custará R$ 5 milhões e será viabilizada por meio da Lei Rouanet, que concede benefícios fiscais a empresas que financiam atividades culturais. O trabalho é patrocinado pela Petrobras e pelo Grupo Votorantin, com supervisão do Iphan e parceria da prefeitura de Corumbá.

No mesmo dia, o Iphan entregará as obras de restauro do antigo prédio da Alfândega, que abrigará a sede do Escritório Técnico do Instituto na cidade. O Iphan também ministrará a aula inaugural da nova turma da Oficina-Escola de Ladrilho Hidráulico. O ladrilho era amplamente utilizado em revestimentos de pisos, no Século 20, e seu uso está sendo resgatado pela instituição, em parceria com a Fundação Cândido Rondon e patrocínio da companhia MMX Mineração.

Acervo museológico
A montagem do museu está em fase de conclusão, e será aberto em breve, a depender de data estipulada pela Fundação Barbosa Rodrigues, responsável pela gestão. Toda a comunidade pantaneira está engajada na constituição do seu acervo. O prédio recém-restaurado recebe, diariamente, visitas de grupos locais, como os ex-ferroviários da Estrada de Ferro Nordeste, desativada em 1995. Seus olhos marejados revelavam a emoção de se verem representados no museu. Vaqueiros do Pantanal também chegaram cheios de histórias para contar, levando chicotes, chapéus, toras, berrantes.

Duas entidades de Mato Grosso do Sul colaboram para montar o acervo. O Departamento de Arqueologia da Universidade Federal do estado doou peças de cerâmica pré-coloniais e artefatos pré-históricos, utilizados pelos primeiros habitantes da região, há 8 mil anos. O Museu Dom Bosco contribuiu com peças indígenas, entre elas um cocar bororo. O Iphan e o Moinho Cultural de Corumbá apoiaram a realização de pesquisas, a captação de acervo, além de fornecerem logística e mobilizarem a comunidade a participar da constituição do museu.

Segundo o arquiteto responsável pelo projeto museográfico, Nivaldo Vitorino, formar o acervo foi como montar um grande quebra-cabeça. As peças estavam espalhadas pelos arquivos dos museus do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Rio Grande do Sul e museus de Portugal, Espanha e Rússia. “Enfim, toda a história da região será contada em único espaço. O público conhecerá os processos históricos que forjaram a identidade pantaneira e poderá ‘encontrar-se’ no seu presente” ressalta ele.

Programação:
Terça-feira, 18 de setembro

9h - Entrega das obras do Antigo Prédio da Alfândega e inauguração da nova sede do Escritório - Técnico do Iphan na cidade
Local: Rua Manoel Cavassa, s/n° - Beira Rio

10h - Aula Inaugural da Oficina-Escola de Ladrilho Hidráulico
Local: Rua Dom Aquino, n° 405 – Centro

15h - Inauguração do Museu de História do Pantanal
Local: Rua Manoel Cavassa, n° 171 – Beira Rio - Corumbá – MS

Mais Informações
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta
Tels: (61) 3326.8907 / 3326.8014

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin