Imóvel e idosos sob risco em Vassouras

publicado em 06 de setembro de 2007, às 16h45

 

A Procuradoria Federal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está solicitando, ao Departamento de Polícia Federal/ Delegacia Nova Iguaçu, abertura de inquérito por conta de obras irregulares realizadas no Asilo Barão do Amparo, localizado na Rua Luiz Pinheiro Werneck nº 64, no Centro de Vassouras - RJ.

O imóvel, de propriedade da Santa Casa de Misericórdia local, integra o “Conjunto Urbano-Paisagístico de Vassouras”, tombado pelo Iphan desde 1958. O Asilo é composto por duas edificações contíguas: a primeira é a antiga “Casa das Irmãs”, de 1906, e a segunda o antigo “Hospital”, construído em torno de 1853.

Há cerca de cinco anos, por conta de um deslocamento do alicerce da Casa das Irmãs, o Escritório Técnico do Iphan em Vassouras vem fazendo gestões junto à Santa Casa com o intuito de serem realizadas obras emergenciais no imóvel, bem como de coibir obras sem a autorização prévia do Instituto. Já naquela ocasião, o Iphan recomendou a transferência dos idosos para outro local, devido ao risco de mais acidentes, e chegou a realizar o escoramento necessário, apesar de esta ser uma atribuição do proprietário, a quem também foi solicitado que providenciasse um projeto de recuperação das duas edificações que compõem o conjunto.

Em vistoria realizada em 14 de agosto de 2007, foi constatada a execução de mais obra irregular no imóvel empreendida pela Santa Casa de Misericórdia de Vassouras. Estas obras revelaram o estado de falência estrutural da edificação do antigo “Hospital”.

O inquérito, cuja abertura foi solicitada, justifica-se não só pelos riscos iminentes à incolumidade do Bem Tombado, mas pelos riscos maiores referentes à integridade física dos seus ocupantes – um grupo de idosos, com dificuldade de locomoção, que ainda não foi removido.

Mais Informações:
Assessoria de Imprensa do Iphan no Rio de Janeiro
Tel.: 21 2203-3146, com Chico Cereto (9127-7387) ou Rodney Ribeiro (9792-4909)

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin