Seminário internacional debate a arqueologia na Amazônia
publicado em 01 de novembro de 2007, às 15h54
O Seminário Internacional de Gestão do Patrimônio Arqueológico Pan-amazônico vai ocorrer entre os dias 5 a 9 de novembro, reunindo especialistas do Brasil e de países fronteiriços, em Manaus. Promovido pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan), a proposta do encontro é promover o patrimônio arqueológico da Amazônia, composto de quase três mil sítios registrados, e viabilizar o seu desenvolvimento sustentável.
Na abertura do evento, também será lançado o livro Revista do Patrimônio nº 33 - Patrimônio Arqueológico: o desafio da preservação, organizado pela antropóloga e professora Tania Andrade Lima. A publicação reúne 16 artigos de arqueólogos e pesquisadores renomados, como Niède Guidon, chefe do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, e diretora da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM). O livro está à venda em todas as unidades do Iphan e no pela internet.
A Revista trata de questões sobre pesquisa e documentação, apropriação e tráfico de bens arqueológicos, coleta e guarda de acervos, inserção em circuitos turísticos, ações educativas, atualização das legislações de proteção existentes, entre outras. Seu objetivo é mostrar a importância das questões sociais hoje relacionadas à preservação do patrimônio arqueológico brasileiro.
Sítios arqueológicos
Os sítios arqueológicos da Amazônia representam a maior parte dos bens culturais no estado e sua conservação é essencial tanto por sua expressividade como por sua importância para o cenário científico mundial. Nos últimos anos, muitas ações da instituição foram voltadas aos sítios arqueológicos, como o levantamento e o registro dos sítios e ações de educação patrimonial, com distribuição de folhetos e cartilhas explicativas para a comunidade.
A comunidade, cada dia mais envolvida com preservação do patrimônio arqueológico, desempenha hoje papel fundamental. “As pessoas hoje procuram o Instituto quando encontram vestígios arqueológicos perto de casa, ou mesmo, quando tem informações sobre venda e compra desse tipo de material”, conta a arqueóloga Hellen Batista. Ela ressalta que é fundamental a participação de todos. "Este patrimônio faz parte do dia a dia de indígenas, caboclos e ribeirinhos cujas comunidades, escolas e casas estão sobre os sítios arqueológicos".
Entre os principais temas discutidos estarão a pesquisa arqueológica na Amazônia, os empreendimentos causadores de impacto ambiental, e como as populações indígenas amazônicas se relacionam com o patrimônio arqueológico. Participaram do Seminário, palestrantes e conferencistas do Brasil, Colômbia, Peru, Venezuela, Bolívia e Equador.
Serviço
Seminário Internacional de Gestão do Patrimônio Arqueológico Pan-amazônico
Data: de 05 a 09 de novembro de 2007
Local: Centro Cultural dos Povos da Amazônia - Praça Francisco Pereira da Silva, s/n° (Bola da Suframa) - Manaus/ AM
Inscrições
Para se inscrever no Seminário é preciso preencher uma ficha e enviá-la para os emails belfortt.eventos@hotmail.com / belfortt.eventos@uol.com.br
Custo
Profissional: R$ 120,00
Estudante de Pós-Graduação: R$ 100,00
Estudante de Graduação: 40,00
Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta do Ministério da Cultura
Fones: (61) 3326-8907 e 3326-8014