Iphan apresenta exposição sobre Comunidades Quilombolas de Alcântara

publicado em 24 de dezembro de 2007, às 13h54

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Cultura Material e Paisagem Cultural são temas de Exposição sobre os Quilombos de Alcântara no Maranhão

O Iphan - MA em parceria com o Sebrae/MA e a Prefeitura de Alcântara, inaugura no próximo dia 22 de dezembro, às 10hs, no Museu Casa Histórica daquela cidade a exposição Do Barro às vivências: Cultura Material e Paisagem Cultural nos quilombos de Alcântara, parte significativa das festividades de comemoração dos 359 anos de fundação da cidade.

Elevada à categoria de vila em 1648, Alcântara é detentora de um núcleo histórico remanescente em sua maioria dos séculos XVIII e XIX, objeto majoritário da ação do Iphan desde 1948, data de seu tombamento. A realização desta mostra configura-se neste contexto como marco significativo na trajetória do Iphan no Maranhão. Realizada pela equipe Técnica da Superintendência Regional da instituição no estado e sob a curadoria do arquiteto Ivo Barreto, a execução da exposição representa uma importante mudança no foco da política local de proteção e salvaguarda do patrimônio, no momento que passa a incorporar a dimensão imaterial dentro de uma perspectiva antropológica e busca usar os museus como instrumento de educação e fortalecimento da diversidade cultural da região, estudando, reconhecendo, valorizando e promovendo sua manifestação.

A mostra finaliza quatro meses de pesquisas de campo e entrevistas, nos quais foi percorrido um recorte bastante abrangente do conjunto de centenas de povoados remanescentes de quilombos de Alcântara. Buscou-se reunir, de maneira sintética, o universo quilombola alcantarense em uma exposição que apresentasse o lençol cultural de matriz africana e indígena que envolve o município. Para tanto, optou-se pela exposição dos produtos e artefatos forjados pela diversidade de técnicas e modos de fazer que transformam, de maneira simples, eficiente e sustentável o que oferece o entorno natural aos povoados quilombolas da zona rural alcantarense. Dessa relação nasce o que aqui se denomina Cultura Material dos Quilombos de Alcântara: utensílios domésticos, obras e instrumentos de trabalho e objetos decorativos, desenvolvidos a partir de distintas formas de propriedade nas quais se sedimentaram um conjunto de práticas e técnicas tradicionais de produção representadas nesta mostra por peças e esculturas cerâmicas, artefatos diversos em palha e fibras naturais, adereços de festividades populares, bem como outras tecnicamente mais complexas como exemplos das tipologias da arquitetura vernacular quilombola – produzidas pelo manejo da terra crua como material fundamental -, a construção artesanal de embarcações de pesca em madeira, dentre outras.

Tentando construir para as recentes discussões sobre Paisagem Cultural, todas as etapas de trabalho, desde a pesquisa até a organização da mostra, buscaram apoiar-se neste conceito e abordagem. Sob a luz destas discussões, especialmente a montagem da mostra busca apresentar não apenas as peças, mas seus contextos de produção, apresentando uma faceta de Alcântara, fruto da interação profunda entre homem e natureza e cuja obra resultante possa apresentar, do ponto de vista histórico, estético e antropológico, valores excepcionais que ilustram a evolução da sociedade humana e seus assentamentos ao longo do tempo, condicionados às limitações e/ou oportunidades físicas que apresenta seu entorno natural. (UNESCO, 2006:28).

A exposição apresenta parte da herança dada pelas matizes africana e indígena à cultura brasileira. Trata-se, também, de uma tentativa de mostrar a vida dos quilombos de Alcântara, e a valorização de suas peculiaridades, incentivo a suas potencialidades e fortalecimento de sua identidade.

Serviço:
Lançamento da Exposição “Do Barro às Vivências: Paisagem Cultural e Cultura Material nos Quilombos de Alcântara, Maranhão”
Data:
22 de dezembro de 2007
Horário: às 10h
Local: Museu Casa Histórica de Alcântara - Alcântara (MA)

Mais Informações:
Kátia Bogéa – Superintendente do Iphan - MA
e-mail: katiabogea.3sr@iphan.gov.br
Rua do Giz, 235 – Centro
Telefone: (98) 3231 1388 / 3231 1295

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin