Nota - Roubo de Picasso e Portinari no MASP

publicado em 20 de dezembro de 2007, às 14h20

 

O diretor do Departamento de Museus e Centros Culturais do Iphan, José do Nascimento Júnior, manifestou sua solidariedade à direção do Museu de Arte de São Paulo que teve duas obras do seu acervo furtadas. Segundo informação divulgada no site do MASP, na madrugada desta desta quinta-feira (20 de dezembro), foram subtraídas as telas O Lavrador de Café (1939), de Candido Portinari, e Retrato de Suzanne Bloch (1904), de Pablo Picasso.

Desde 2004, por meio de editais de seleção pública, o Demu/Iphan tem investido na modernização dos museus brasileiros e na implantação de medidas de segurança nas instituições. Também encaminhou, este ano, carta a todos os governadores sugerindo a criação nos estados de delegacias de patrimônio cultural para ampliar a proteção dos bens culturais.

O instituto lançou, em outubro deste ano, a Campanha pela Recuperação de Bens Procurados, em cadeia nacional de televisão. As peças roubadas do patrimônio nacional constam no banco de dados do site www.iphan.gov.br , onde os internautas podem identificar os dados de todas as peças procuradas e comunicar ao Iphan informações sobre o paradeiro das obras. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone (21) 22621971, fax (21) 25240482, ou pelo e-mail bcp-gemov@iphan.gov.br. Também haverá banners em todos os aeroportos, mobilizando a população na busca pelos bens culturais.  

Mais informações:
Departamento de Museus - Demu/ Iphan
(61) 3414-6234
saracouto@iphan.gov.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin