Audiência Pública Debate Diversidade Linguística no Brasil

publicado em 10 de dezembro de 2007, às 14h31

 

Brasileiros falantes de várias línguas discutirão leis e políticas públicas na Câmara Federal

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, em parceria com o Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (IPOL) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC) realizam, na próxima quinta-feira, 13 de dezembro, a Audiência Pública sobre a Diversidade Linguística do Brasil.

Na ocasião, será apresentada a metodologia do Inventário Nacional da Diversidade Linguística, criado para identificar e reconhecer as línguas faladas no país. A audiência debaterá a forma legal de instituir o inventário, que é resultado de um ano e meio de discussão de um grupo de trabalho interministerial. Esse instrumento poderá subsidiar políticas públicas de valorização e salvaguarda desses idiomas, de acordo com a demanda das comunidades linguísticas.

A audiência é uma iniciativa dos deputados federais Angelo Vanhoni (PT/PR), Carlos Abicalil (PT/MT) e Paulo Rubem Santiago (PDT/PE). Estarão presentes representantes dos Ministérios da Ciência e Tecnologia, da Cultura, da Educação, da Justiça e do Planejamento; além de especialistas e falantes de comunidades multilingües brasileiras.

Mais de 200 línguas são faladas no território nacional. São idiomas como o Nheengatu (Língua Geral da Amazônia), o Guarani e outras dezenas de línguas indígenas, o Talian (sul e o Hunsrückisch (falados no sul), as línguas afro-brasileiras (como a Gira da Tabatinga/Bom Despacho/MG, entre outras), e a linguagem brasileira dos sinais (Libras).

Confira em anexo edital do Grupo de Trabalho Diversidade Linguística Brasileira (GTDL).

Folder diversidade Linguística.
Relatório Linguístico.

Mais informações:
Jane de Alencar
Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan/MinC
Tel: (61)3414-6268/6133

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin