fHist anuncia programação principal de Braga

Evento único do ofício e das artes de reportar a História movimentará a cidade portuguesa entre 20 e 23 de maio

fHist - Festival de História.Serão 12 Mesas de Debates com 45 conferencistas, três oficinas de História, mostra de cinema, lançamento de cinco livros de História, além de espetáculos de música e poesia. Com curadoria compartilhada entre Brasil e Portugal, tudo isso acontece de 20 a 23 de maio próximo, na cidade de Braga, Província do Minho, que recebe este ano a primeira etapa do 3º Festival de História (fHist). Com o tema: “Diálogos Oceânicos” – raízes, identidades, diversidades e diásporas dos povos de língua portuguesa, o 3º fHist volta em outubro a Diamantina (MG), onde nasceu.

Em Braga, destacam-se nas Mesas de debates um dos mais importantes nomes da historiografia brasileira, Boris Fausto, os jornalistas Franklin Martins e Fernando Morais, o historiador britânico Kenneth Maxwell, a antropóloga e historiadora Lília Schwartz, a estilista Glória Kalil, o arquiteto e professor Andrey Rosenthal Schlee, diretor do Iphan, a educadora Macaé Evaristo, os historiadores portugueses Nuno Gonçalo Monteiro e Diogo Curto, entre muitos outros (veja abaixo). A Conferência Magna, sobre “Veias de Integração dos Povos de Língua Portuguesa”, contará com a participação do ex-presidente de Portugal, Mário Soares.

Escravidão e racismo, ditaduras e rupturas, a moda, a arqueologia, o patrimônio cultural, a música, entre outras manifestações históricas e culturais, serão temas de debate. As Mesas acontecem no espaço multimídia GNRation, onde também terão lugar as Oficinas e a Mostra de Cinema, com filmes de Angola, Portugal e do Brasil. Os lançamentos de livros, com prosa com os autores, acontecem no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, antigo Paço do Bispo.  O Teatro Circo de Braga vai receber, em seu salão principal, a Conferência Magna e os espetáculos de música e poesia.

As inscrições para o fHist em Braga estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pelo site: www.festivaldehistoria.com.br

Apresentado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o 3º fHist tem a coordenação da Stratégia, contando com as parcerias da Câmara Municipal de Braga, da Prefeitura de Diamantina, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Universidade do Minho, do Projeto República da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Ministério da Educação. O projeto conta ainda com os apoios da Fundação SM, Hplus Hotelaria, da Cemig, do Governo de Minas e da Editora Ática e patrocínio do BNDES.

Veja as 12 Mesas do fHist em Braga:
21/ 05 (quinta-feira) às 09h
Mesa 1- Da Escravidão Ao Racismo
Lilia Schwartz
, historiadora e antropóloga, professora da Universidade de São Paulo.
Diogo Ramada Curto, historiador e escritor português. É professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Maria Augusta Lima Cruz, investigadora do Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM) e Professora do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.
Macaé Evaristo, professora, mestre em Educação, secretária de Educação de Minas Gerais.

21/ 05 (quinta-feira) às 10h
Mesa 2 - Paralelos Biográficos: O Marquês De Pombal E Chica Da Silva
Kenneth Maxwell
, historiador britânico.
Júnia Furtado, historiadora e professora da Universidade Federal de Minas Gerais.
Nuno Gonçalo Monteiro, investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Roberta Stumpf. Investigadora integrada da Universidade Nova de Lisboa.

21/ 05 (quinta-feira) às 15h
Mesa 3 - As Canções Que Você Fez Pra Mim
Franklin Martins
, jornalista e escritor brasileiro.
Ricardo Vila Sá Rego, jornalista e músico brasileiro.
Pedro Portela, investigador e Professor do Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.
Bruno Viveiros, coordenador do Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória/UFMG.

21/ 05 (quinta-feira) às 15h
Mesa 4 - Os Arquivos Da Terra E A Escrita Da História
Ana Maria dos Santos Betthencourt
, investigadora do Laboratório de Paisagens, Patrimônio e Território (Lab2PT) e Professora do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. 
Luis Fontes, investigador do Lab2PT e Técnico superior doutorado da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho.
José Meireles, investigador do Lab2PT e Professor do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.
Andrey Rosenthal Schlee, arquiteto e professor da Universidade de Brasília, é diretor do Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Manuela Martins, Presidente da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, investigadora do Lab2PT e Professora do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

22/ 05 (sexta-feira) às 9h 
Mesa 5 - Universos Literários: A História Pelas Lentes Dos Historiadores E Dos Jornalistas
Fernando Morais
, jornalista e escritor brasileiro.
Lucas Figueiredo, jornalista e escritor brasileiro.
Roberto Said, professor de Teoria da Literatura da UFMG.

22/ 05 (sexta-feira) às 11h 
Mesa 6 - A Regeneração Em Portugal E Os Panfletos Da Independência Do Brasil
Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves
, professora titular de História Moderna na Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Miriam Halpern Pereira, professora catedrática do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).

22/ 05 (sexta-feira) às 15h 
Mesa 7 - Sons E Imagens: Narrativas Históricas Em Tempo De Mídias Móveis

Gringo Cardia, arquiteto, designer, artista gráfico e cenógrafo.
Heloisa Starling, professora titular de História do Brasil na Universidade Federal de Minas Gerais.
Nelson Troca Zagalo, investigador do CECS e Professor do Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.
Alberto Manoel Teixeira de Sá, investigador do CECS e Professor do Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

22/ 05 (sexta-feira) às 15h 
Mesa 8 - O Longo Caminho Da Cidadania
André Pereira Botelho
, cientista social e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Albertino José Ribeiro Gonçalves, investigador do CECS e Professor do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.
Fátima Ferreira, investigadora do Lab2PT e Professora do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.
Heloísa Buarque de Holanda, professora de Teoria Crítica da Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23/ 05 (sábado) às 9h 
Mesa 9 - Tempos De Ditaduras E De Rupturas
Heloisa Starling
, professora titular de História do Brasil na Universidade Federal de Minas Gerais.
Antônio Costa Pinto, doutorado pelo Instituto Universitário Europeu, é investigador coordenador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Boris Fausto, historiador e escritor brasileiro.

23/ 05 (sábado) às 11h 
Mesa 10 - Barrocas Matrizes: Identidades Urbanas, Arquitetura, Arte E Legados
Miguel Sopas de Melo Bandeira
, investigador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT), professor do Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e vereador da Câmara Municipal de Braga.
Andrey Rosenthal Schlee, arquiteto e professor da Universidade de Brasília, é diretor do Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Américo Antunes, jornalista, coordenador do fHist. 

23/ 05 (sábado) às 15h 
Mesa 11 - Brasileiros E Abrasileirados
Jorge Alves
, investigador do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM) e Professor do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
José Abílio, historiador e escritor português.
João José Reis, professor da Universidade Federal da Bahia.
Marta Lobo, investigadora do Lab2PT e Professora do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

23/ 05 (sábado) às 17h 
Mesa 12 - Quantas Histórias Cabem Na Minha Roupa
Glória Kalil
, formada em Ciências Sociais, dedica-se a projetos de estilo e negócios ligados às áreas de moda e comportamento.
Anabela Becho, licenciada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha, é mestre em pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.  
Silvana Mota-Ribeiro, investigadora do CECS e Professora do Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin