Ginásio em Mariana está sendo desmontado

publicado em 24 de janeiro de 2008, às 16h34

 

Com total apoio do Iphan, a Prefeitura Municipal de Mariana está realizando a desmontagem do Ginásio Poliesportivo de Mariana, tendo em vista a sua transferência para local mais adequado, pondo fim a uma das maiores agressões já sofridas pelo patrimônio cultural da cidade.

As obras do Ginásio Poliesportivo Osni Geraldo Gonçalves foram iniciadas pelo então prefeito João Ramos, no princípio de 1986, no local onde ficava uma antiga Fábrica de Tecidos, sem comunicação e autorização do Iphan.

Desde o primeiro momento, a direção do Iphan de Minas Gerais, na época, fez várias gestões junto ao poder público municipal, ressaltando a importância histórica do antigo prédio e a necessidade de sua revitalização. A equipe técnica do órgão foi colocada à disposição da prefeitura municipal, para encontrar a melhor solução para o caso. Técnicos do órgão alertavam sobre a inconveniência de volume excessivo da edificação proposta para a área o que traria, como de fato trouxe, considerável interferência no conjunto urbano da mais antiga cidade mineira.

Após uma longa batalha e uma polêmica decisão judicial, o Ginásio veio a ser inaugurado em 12 de novembro de 1988, para decepção de todos aqueles que se interessam pela preservação do acervo cultural de Mariana.

Após a transferência do Ginásio, será implantada no local uma edificação que faz referência à antiga fábrica de tecelagem, mais coerente com o entorno da região central, que abrigará um centro de convenções.

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Iphan - Programa Monumenta / Ministério da Cultura
Fones: (61) 3326-8907 e 3326-8014

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin