Iphan participa do centenário da imigração japonesa no Brasil

publicado em 15 de janeiro de 2008, às 16h59

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com o Instituto Manabu Mabe, promove a abertura, na próxima terça-feira (15/01), da exposição Manabu Mabe. Composta de trinta gravuras do artista plástico nipo-brasileiro do século XX, a mostra ficará exposta na fortaleza de Santo Amaro, próximo à praia do Tombo, em Guarujá (SP), até o dia 28/02.

Durante a solenidade de abertura, haverá o resgate de uma antiga tradição militar: o conjunto arquitetônico-militar do Estado de São Paulo realizará uma salva simulada fogos de artilharia, como se fazia para dar boas-vindas aos imigrantes que chegavam no início do século passado. A fortaleza de Santo Amaro foi construída no período colonial (1584), por espanhóis, e projetada por um arquiteto italiano para proteger as terras e as águas brasileiras. Desativada em 1902, desde então, não se ouve o troar de seus canhões.

Manabu Mabe, por sua vida, história e arte pode ser considerado bom exemplo de como o Brasil tornou-se potência emergente, a partir de uma miscigenação cultural, até hoje, sem precedente na história. Yugo Mabe, filho do artista, destaca a sua atuação: “O Brasil uniu povos de todas as origens em uma sociedade pacífica e ordeira, muito antes da globalização econômica. Em suas obras, Mabe parece realçar em cores muito vivas a mescla de povos que, juntos, construíram este imenso país”.

Na ocasião, também será lançado o concurso sobre o último mural de Manabu Mabe, Vento Vermelho, exposto atualmente na capela de Santo Amaro. No mesmo local, será aberta outra exposição, organizada pela Fundação Japão, de fotos de Miyoshi Kazuyoshi, sobre os bens tombados pela Unesco no Japão.

Programação
Terça-feira 15/01

• Hinos nacionais do Japão e do Brasil, pela cantora Carmesita Lopes, acompanhada do maestro Beto Lopes do Projeto Cultural Unisantos;
• Canção da Fortaleza de Santo Amaro, por Ivan de Ferraz, professor de musica do projeto Criança Petrobras/2004;
• Solenidade de abertura com breves discursos: Agencia Costeira, Iphan, Reitora de Unisantos, Presidente do Instituto Manabu Mabe e Prefeito do Guarujá;
• Cerimônia da quebra de barril de saque;
• Abertura da exposição pela esposa de Manabu Mabe, Yoshino Mabe e autoridades;
• Apresentação do Conjunto de Câmara da Aliança Cultural Japão-Brasil;
• Coquetel típico japonês e degustação de saque;
• Apresentação da Escola de Samba Renascer;
• Queima de fogos, com simulação de uma salva de artilharia, semelhante as batidas em sinos com toro de madeira nobre, segundo tradição oriental.

Serviço:
Exposição Manabu Mabe
Data:
15 de Janeiro de 2008
Horário: às 17h30
Visitação: de 16 de janeiro a 28 de fevereiro de 2007
Horário de visitação: de 9h às 17h.
Local: Fortaleza de Santo Amaro, Guarujá - SP

O acesso à fortaleza pose ser realizado por mar - saída das embarcações do píer Edgard Perdigão, Ponta da Paria, Santos (em frente aos Clube Saldanha da Gama). Por terra, tomando-se a estrada que conduz ao bairro de Sata Cruz dos Navegantes, próximo a Praia do Tombo, Guarujá-SP

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta do Ministério da Cultura
Fones: (61) 3326-8907 e 3326-8014
www.unisantos.br/fortaleza
www.mabe.com.br
agenciacosteira@agenciacosteira.org.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin