Monumenta entrega imóvel restaurado no Rio de Janeiro (RJ)

publicado em 27 de fevereiro de 2008, às 14h09

 

O Programa Monumenta do Ministério da Cultura/Iphan entrega, no próximo dia 29 de fevereiro, às 10h, a primeira etapa da obra de restauração do imóvel à Praça Tiradentes nº 71, que abrigará o Anexo do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro. O Centro ficará sediado no imóvel vizinho, no Solar do Visconde do Rio Seco, localizado no nº 67. Durante o evento de inauguração será assinado o Termo de Cessão de Uso e entrega dos prédios históricos ao SEBRAE-RJ, que será o gestor do Centro de Referência, lançado em novembro último. A cerimônia contará com a presença do coordenador adjunto do Monumenta, Robson Antonio de Almeida, representando o presidente do Iphan e o secretário municipal das culturas, Ricardo Macieira. 

A primeira etapa da obra contou com a execução da estrutura metálica, dos telhados, das fachadas e das instalações prediais, com um investimento de R$ 967.691,27. A segunda etapa será executada pelo SEBRAE e constará da adaptação do uso com a pavimentação dos espaços e a execução das instalações especiais como elevador, ar condicionado e sistema de combate a incêndio.

O edifício nº 71 da Praça Tiradentes se apresentava completamente arruinado antes do início das obras, resguardando apenas o embasamento da fachada principal em pedra e as paredes de divisa, remanescentes do sobrado que outrora compunha o conjunto edificado da Praça. Construído em 1919 para abrigar o “Real Centro da Colônia Portuguesa” foi, posteriormente, passado à propriedade da Irmandade de Nossa Senhora da Candelária até o ano de 2003, quando foi adquirido pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

A INTERVENÇÃO DO IMÓVEL
O projeto de intervenção propôs a recomposição volumétrica do sobrado através da construção de uma nova edificação que recupera e incorpora os remanescentes, partindo da premissa da re-inserção do trecho arruinado a partir dos poucos registros gráficos e iconográficos existentes, como o projeto arquitetônico de 1919 e uma foto sem data que retrata o edifício no início do século XX, ambos do acervo do Arquivo da Cidade.

O projeto arquitetônico foi pensado de modo a priorizar o uso público no andar térreo – hall com espaço para café e auditório dotado de cabine para controle de som e luz - e no trecho do pavimento superior correspondente ao piso original junto à fachada – loja – de onde se tem uma belíssima vista para a Praça Tiradentes. Os demais pavimentos foram projetados para abrigar usos administrativos e de guarda de acervo.

Programa Monumenta
O Monumenta é um programa estratégico do Ministério da Cultura/Iphan com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e apoio da UNESCO. Seu conceito é inovador e procura conjugar recuperação e preservação do patrimônio com desenvolvimento econômico e social.

São objetivos do programa: preservar áreas prioritárias do patrimônio histórico e artístico urbano, aumentar a consciência da população acerca do patrimônio histórico, aperfeiçoar sua gestão, estabelecer critérios de prioridades de conservação e estimular a utilização econômica, cultural e social das áreas em recuperação no âmbito do projeto.

Atualmente são 26 cidades que participam do Programa, todas elas escolhidas de acordo com sua representatividade histórica e artística e a urgência das obras de recuperação. Entre as obras selecionadas estão centenas de monumentos como museus, igrejas, fortificações, casas de câmara e cadeias, palacetes, conjuntos escultóricos, conventos, fortes, ruas, logradouros e edificações privadas em áreas tombadas. 

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta / Ministério da Cultura
Fones: (61) 3326-8907 e 3326-8014-  (61)9972.0050
Fernanda.pereira@iphan.gov.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin