Iphan instala Conselho Gestor da Casa do Samba e lança dois pontões de cultura na Bahia

publicado em 21 de fevereiro de 2008, às 14h54

 

Foi instalado ontem, 20/02, em Santo Amaro (BA), o Conselho Gestor da Casa do Samba, com a presença do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Luiz Fernando de Almeida, da Secretária Municipal de Educação, Maria Cristina Santos, do presidente da Associação dos Sambadores e Sambadeiras, Rosildo Moreira do Rosário, do diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado, Frederico Mendonça, de representantes de várias instituições, além do corpo técnico do Iphan. O objetivo do conselho é promover uma gestão compartilhada da Casa entre poder público e a Associação. Cabe ao conselho garantir a manutenção da casa e a supervisão das atividades do centro de referência, além da articulação de parcerias e captação de recursos.

A Casa do Samba, situada no Solar Subaé, foi inaugurada dia 14 de setembro de 2007. O antigo Solar foi totalmente restaurado com recursos do Iphan e do Ministério da Cultura para abrigar a Casa do Samba, matriz de uma rede de centros de referência do samba de roda baiano. A Casa irá reunir, produzir e disponibilizar ao público acervos sonoros, fotográficos, museológicos, audiovisuais e bibliográficos sobre o samba de roda e outras expressões musicais de tradição oral. O Iphan já investiu dois milhões de reais na restauração e na aquisição de equipamentos para o funcionamento da Casa do Samba.

Ainda este ano será instalado na Casa, um Pontão de Cultura do Samba de Roda, com o objetivo de viabilizar as atividades de transmissão de conhecimentos, apoio, divulgação e difusão dessa forma de expressão, que é um patrimônio cultural da humanidade e do Brasil. O convênio, assinado na semana passada, prevê investimento de 450 mil reais.

Nesta semana, com a participação do Iphan e do MinC, será instalado nos mesmos moldes que o Pontão da Casa do Samba de Roda, o Pontão das Baianas do Acarajé. O Pontão vai funcionar no Memorial da Sé, no Centro Histórico de Salvador. O objetivo é valorizar, promover e divulgar o ofício das baianas, visando à transmissão deste rico patrimônio cultural brasileiro.

Assessoria de Comunicação
Iphan/Monumenta
Fones 61 3326.3911 – 3326.8014 – 9972.0050
fernanda.pereira@iphan.gov.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin