Conselho Consultivo avalia proteção de candidatos a patrimônio cultural

publicada em 08 de setembro de 2014, às 13h57

 

O Conselho Consultivo do Patrimônio estará no próximo dia 11 de setembro, em Brasília, para avaliar em sua 76ª reunião, novos candidatos a bens culturais brasileiros.

O encontro que será realizado na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) terá, pela manhã, a avaliação de registro do Carimbó como patrimônio cultural brasileiro. Há mais de dois séculos, a manifestação mantém sua tradição em quase todas as regiões do Pará, porém reinventa constantemente seus aspectos artísticos, cultural, ambiental, social e histórico.

Na parte da tarde será a vez de analisar o tombamento da igreja São Judas Tadeu, em Vargem (SC), como integrante do chamado Roteiros Nacionais de Imigração, testemunhos do processo imigratório de cidadãos de origem alemã, italiana, polonesa e ucraniana em Santa Catarina, sul do país.

Também na pauta está a proteção de seis fortificações construídas entre os séculos XVII e XX, localizadas nos municípios de Óbido, no Pará; Rosário, no Maranhão; Bonfim, em Roraima, Corumbá e Ladário, no Mato Grosso do Sul, bem como uma série de canhões associados a eles.

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural
O Conselho que avalia os processos de tombamento e registro é formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia. Ao todo, são 23 conselheiros, que representam o Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios - Icomos, a Sociedade de Arqueologia Brasileira – SAB, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, o Ministério da Educação, o Ministério das Cidades, o Ministério do Turismo, o Instituto Brasileiro dos Museus – Ibram, a Associação Brasileira de Antropologia – ABA, e mais 13 representantes da sociedade civil, com especial conhecimento nos campos de atuação do Iphan.

Serviço
76ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural
Data:
11 de setembro de 2014
Horário: 9h às 18h
Local: Sede do Iphan
SEPS 713/913 Bloco D – Ed Iphan – Asa Sul - Brasília – DF

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Isadora Fonseca – isadora.fonseca@iphan.gov.br
Mécia Menescal - meciamenescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5476 / 2024-5479/ 9381-7543

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin