ExpoMonumenta chega a São Félix, na Bahia
publicado em 23 de junho de 2008, às 14h53
O Programa Monumenta/Iphan inaugura, em 25 de junho, a ExpoMonumenta, na cidade de São Félix (BA). O evento de abertura será realizado em parceria com Governo da Bahia e o Centro Cultural Danneman - onde será instalada a exposição itinerante, que já passou pela Bienal de Arquitetura em São Paulo e por mais treze cidades brasileiras.
A mostra apresenta, em 48 painéis, os resultados dos 13 anos de atividades do Monumenta na recuperação de 26 cidades históricas brasileiras. Na abertura, haverá a apresentação dos grupos de samba de roda Filhos de Nagô e do Povo de Santo do Recôncavo.
O dia 25 de junho é especial no calendário dos baianos. A data marca o início do movimento federalista emancipador que culminou na Independência da Bahia, em 1823, e teve seu desfecho em 2 de julho, dia oficial de comemoração deste acontecimento. A partir deste ano, a sede do Governo da Bahia será transferida para Cachoeira (BA), cidade vizinha a São Félix, em todos os dias 25 de junho, para celebrar o fato de que tropas militares partiram do Recôncavo Baiano, com rumo a Salvador, livrando o estado da ocupação do exército português.
Para o diretor do Centro Cultural Dannemann, Pedro Archanjo da Silva, a vinda da Expo/Monumenta fortalece a importância da educação patrimonial. “É importante que as regiões brasileiras tenham um olhar específico de valorização de sua arte, principalmente em tempos de um predomínio de culturas estrangeiras, para a construção de um pensamento nacional capaz de dialogar com o sistema globalizado a partir de uma linguagem própria”, afirma.
Serviço
Abertura: 25 de junho de 2008
Horário: às 11h30min
Visitação:
Até 27 de julho
De terça a sábado, das 8h às 17h
Domingo, das 13h às 17h
Local: Centro Cultural Dannemann - Avenida Salvador Pinto, 29
Programa Monumenta
O Monumenta é um programa estratégico do Ministério da Cultura com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e apoio da UNESCO. Seu conceito é inovador e procura conjugar recuperação e preservação do patrimônio com desenvolvimento econômico e social.
São objetivos do programa: preservar áreas prioritárias do patrimônio histórico e artístico urbano, aumentar a consciência da população acerca do patrimônio histórico, aperfeiçoar sua gestão, estabelecer critérios de prioridades de conservação e estimular a utilização econômica, cultural e social das áreas em recuperação no âmbito do projeto.
Atualmente são 26 cidades que participam do Programa, todas elas escolhidas de acordo com sua representatividade histórica e artística e a urgência das obras de recuperação. Entre as obras selecionadas estão centenas de monumentos como museus, igrejas, fortificações, casas de câmara e cadeias, palacetes, conjuntos escultóricos, conventos, fortes, ruas, logradouros e edificações privadas em áreas tombadas.
O Programa Monumenta apóia a implantação e a modernização de museus nos sítios históricos, equipamentos que fortaleçam a dinâmica das cidades e a estratégia de sustentabilidade dos projetos locais.
Mais informações:
Assessoria de comunicação
carine.almeida@iphan.gov.br
helenabrandi@iphan.gov.br
ascom@iphan.gov.br
(61) 3326-8014
(61) 3326- 6864