Curso em Pelotas forma turma de restauração
publicado em 12 de junho de 2008, às 15h19
Em junho deste ano, ocorreu a formatura da turma do “Curso de Restauro de Elementos Decorativos de Edifícios de Valor Histórico-Artístico” do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) de Pelotas, Rio Grande do Sul. O curso, iniciado ano passado, foi organizado em parceria com o Instituto Ítalo-latinoamericano (IILA), ligado ao Ministério das Relações Exteriores da Itália com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A ideia de instituir um curso regular de restauração de nível médio iniciou a partir de um curso realizado em 2006, financiado pelo Programa Monumenta, a partir do edital de atividades econômicas. Essa primeira experiência, com o auxílio dos professores italianos, inspirou o desenvolvimento de um curso de maior duração e com conteúdos mais abrangentes. Esse curso piloto foi criado com objetivo de estabelecer um curso permanente.
A turma foi constituída por 21 alunos, entre operários da construção civil, professores, arquitetos e outros profissionais. Alguns deles comporão o corpo docente do futuro curso permanente, caso seja aprovado pelo MEC.
Os alunos puderam aprender noções sobre a história do estado gaúcho e de Pelotas, sobre arquitetura do ecletismo e a trajetória da preservação no Brasil. Sob o ponto de vista técnico, os professores italianos ministraram a história e teoria do restauro aplicada aos elementos decorativos, catalogação e compilação de dados sobre bens móveis, desenho e levantamento de elementos decorativos, decoração mural e decoração a estêncil, tecnologia dos materiais de construção, química da degradação, consolidação e conservação, restauro de decoração em estuque e de ladrilho hidráulico.