Juca Ferreira foi empossado como ministro da Cultura
publicado em 28 de agosto de 2008, às 16h26
O novo ministro da Cultura, Juca Ferreira, tomou posse no dia 28 de agosto, no Palácio do Planalto em Brasília. Estavam presentes à solenidade o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Gil, o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, além de outros ministros de Estado, autoridades e produtores culturais.
O presidente Lula ressaltou a importância dos programas Mais Cultura e Monumenta como ações relevantes da gestão de Gilberto Gil frente ao Ministério da Cultura(MinC). A cerimônia de transmissão do cargo aconteceu na sala Cássia Eller, na Funarte. Um grupo de samba de roda de Cachoeira (BA) foi levado pelo Iphan para homenagear o ministro recém-empossado.
Juca Ferreira declarou que pretende dar continuidade às políticas implementadas pelo MinC desde 2003, e tem como propostas imediatas a reformulação da Lei Rouanet e a negociação para que a verba da pasta da Cultura chegue a 1%. Atualmente o ministério conta com um recurso de 0,5% do orçamento da União.
O atual ministro da Cultura nasceu na Bahia, é sociólogo e teve sua trajetória profissional ligada à vida política e às ações culturais e ambientais. Se formou na Sorbonne, em Paris, trabalhou na Fundação Cultural da Bahia, já foi secretário municipal do Meio Ambiente em Salvador, e participou da construção do Projeto Axé (de arte-educação). Também foi vice-presidente da Fundação Movimento Onda Azul, e eleito duas vezes vereador da capital baiana. Durante a gestão de Gilberto Gil no MinC assumiu o cargo de secretário-executivo por cinco anos e meio, até ser convidado por Lula a assumir o cargo de ministro de Estado da Cultura.