Iphan realiza Oficina de Capacitação para as Casas do Patrimônio

publicado em 22 de agosto de 2008, às 16h40

 

Acontecerá em Pirenópolis GO, entre 25 e 29 de agosto, a 1ª Oficina de Capacitação em Educação Patrimonial e Fomento a Projetos Culturais nas Casas do Patrimônio.

Com a participação de 60 técnicos selecionados entre os indicados pelos dirigentes regionais e um grupo de especialistas de outras instituições pretende-se, ao longo de 05 dias de atividade, capacitar os técnicos para atuarem nas suas unidades como proponentes e gestores de ações educativas voltadas para a preservação do patrimônio cultural brasileiro.

A disseminação do conceito de “Casa do Patrimônio” é um dos objetivos desta oficina, aproveitando o potencial já existente nas unidades e incentivando ações que evidenciem o papel pró-ativo do Iphan.

A formação dos técnicos para atuarem como agentes patrimoniais, no papel de multiplicadores de conceitos e metodologias, bem como, também, o de mediadores para que grupos da sociedade encontrem no Iphan respaldo e apoio para a formulação de projetos com base nas leis de incentivo e editais voltados para a cultura é outro dos objetivos da oficina.

Estão previstos na programação módulos a serem desenvolvidos por instituições que trabalham com temas correlatos à proposta do Iphan para as Casas do Patrimônio.

A equipe do “Anima Mundi” realizará mini oficinas de animação. A equipe do Museu da Pessoa trabalhará um módulo de Memória e História, onde pretende uma reflexão sobre os conceitos envolvidos: memória individual, memória coletiva, história compartilhada. O Museu Emilio Goeldi propõe um trabalho de mapas afetivos em processos de Educação Patrimonial e o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular abordará as linhas conceituais que se construíram ao longo do seu programa educativo.

Além da contribuição dos técnicos do Iphan que vêm desenvolvendo diferentes trabalhos educativos teremos também a participação da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri contribuindo com sua experiência na formação de jovens gestores do patrimônio cultural do Cariri.

As atividades da oficina estão programadas para iniciarem-se todos os dias às 8.30h estendendo-se pela noite onde os participantes poderão gravar seus depoimentos na cabine do Museu da Pessoa ou desenvolver projetos de animação com o pessoal do Anima Mundi.

Pretende-se que, ao final do evento, o Iphan possa contar com um significativo grupo de técnicos sensibilizados para o uso de diferentes linguagens para o desenvolvimento do trabalho institucional de preservação dos nossos valores culturais. Além disso, espera-se que, ao final do evento, se tenha um conjunto de diretrizes básicas orientadoras das ações educativas para a Instituição e a pré-elaboração coletiva de um documento formal para balizar as atividades de Educação Patrimonial do Iphan e de instituições parceiras.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin