Iphan apoia oficina escola em Laranjeiras (SE)

publicado em 08 de agosto de 2008, às 13h35

 

A Oficina Escola de Laranjeira (OEL) retomará suas atividades no próximo dia 11 de agosto, e nesta nova etapa vai realizar a primeira parte da restauração da Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Homens Pardos. A OEL foi instituída em 20 de abril de 1998 por um convênio firmado entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura Municipal de Laranjeiras.

Por meio do Curso de Formação de Mão-de-obra - especializado em restauração e conservação de bens imóveis e aprovado pelo Conselho Estadual de Educação- a OEL promove a revitalização do patrimônio cultural arquitetônico da cidade, com ações de restauração em bens edificados, desenvolvidas por seus jovens alunos aprendizes. Desta forma contribui para o fortalecimento da formação profissional, ao mesmo tempo em que possibilita a esses jovens a percepção de serem atores co-responsáveis no processo de preservação, conservação e proteção do patrimônio local.

A Oficina Escola já desenvolveu a Capela Rural de Nossa Senhora da Comandaroba, sua primeira obra, restaurada no ano de 2000 - com 16 concludentes do curso-, bem como sua própria sede, um casarão do século XIX com características coloniais, típico do sítio histórico de Laranjeiras. Esta obra foi concluída no início de 2008 por 14 alunos formandos.

O início da edificação da Igreja da Conceição, tal como se encontra hoje, remonta a 1858. A obra foi feita por homens pardos e livres, com esmolas dos devotos, quando o Padre Pedro Antônio de Almeida recebeu da comunidade laranjeirense a incumbência de construir um templo onde já existia a capela-mor, como forma de reconhecimento da cidade à confirmação do dogma da Imaculada Conceição.

A conclusão de suas obras foi viabilizada pela doação efetuada por Dom Pedro II, na ocasião de sua visita à Laranjeiras em 1860.  A igreja foi inaugurada somente em 1866, ainda sem a construção de sua torre.

Objeto de inúmeros trabalhos de recuperação realizados anteriormente, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Homens Pardos terá, com a conclusão do atual projeto de restauro, seu edifício totalmente recuperado, incluindo-se também seus bens integrados. Nesta primeira etapa da obra, as intervenções ocorrerão em sua cobertura, estruturada em cruz de Santo André, característica de Sergipe muito peculiar do Brasil, além da torre e frontão.

O projeto, a ser executado pelos atuais aprendizes, foi desenvolvido pela arquiteta Viviane Oliveira de Jesus, durante a realização de seu curso no Curso de Especialização em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos (CECRE), oferecido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com patrocínio do Iphan. O desenvolvimento do projeto luminotécnico interno e externo ficou a cargo do arquiteto Kleber Rocha Queiroz, funcionário do Iphan em Sergipe.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Tels: 61 3326 3911 - 61 3326 8014 - 61 9972 0050
ascom@iphan.gov.br
www.monumenta.gov.br

Fonte: Ascom

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin