Estreia "Devoção", documentário de Sergio Sanz

publicado em 05 de agosto de 2008, às 14h35

 

Estreia nos cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro, no dia 8 de agosto, o documentário "Devoção", dirigido por Sergio Sanz, com apoio da Fundação Palmares.

Dia 4 de agosto, às 21h, acontece a pré-estreia no cine Odeon Petrobrás, na Pça Floriano, 7 - Cinelândia, Rio de Janeiro.

O sincretismo tem sido entendido como uma mistura de diversas crenças heterogêneas. No Brasil, sincretismo é tido como o fenômeno religioso resultante do encontro das crenças trazidas pelos escravos negros vindos da África, com o catolicismo e, posteriormente, com as doutrinas do espiritismo e com as religiões ameríndias.

Com base na ideia de que os africanos aqui chegados, vindos de tribos diversas e com culturas diferentes, o que inclui rituais e orixás diversificados, eram obrigatoriamente expostos à fé em Santo Antônio, o santo mais popular da Igreja Católica, o documentário defende a tese de que não lhes restava alternativa senão repetir gestos e práticas dos dominadores. E assim, por astúcia, para garantir nas senzalas o exercício da própria devoção, Ogum, o mais importante orixá dos Iorubá, povo a que pertencia a maioria dos africanos trazidos ao Brasil, foi convertido em Santo Antônio.

O que teriam em comum Ogum, o primeiro dos orixás, e Antônio, o bondoso santo casamenteiro? O filme relativiza o conceito polêmico de sincretismo religioso e enfatiza a fé, manifestada em um ou em outro sistema de crença e, com frequência em ambos.

A experiência da co-roteirista Maria Helena Torres, como pesquisadora, e do antropólogo Raul Loddy agregaram conteúdo ao roteiro de Devoção. A partir desse conteúdo e da vivência do diretor como documentarista de manifestações de cultura popular no Brasil foi desenvolvida a pesquisa que orientou a filmagem.

O documentário traz depoimentos de pesquisadores, autoridades do candomblé, freis e devotos do catolicismo, que apresentam um painel dos pontos principais de cada uma das religiões apresentadas. Foi totalmente rodado no Rio de Janeiro, tendo como cenários principais o Convento de Santo Antônio e terreiros cariocas.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin