Presidente do Iphan e Comitê do Patrimônio Mundial são recebidos pelo governador do Rio

publicado em 21 de outubro de 2008, às 16h06

 

O Rio de Janeiro vai sediar o Centro de Formação em Patrimônio a partir do segundo semestre do próximo ano. O anúncio foi feito pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, no dia 20 de outubro durante as reuniões técnicas promovidas pelo instituto e pela Unesco na capital fluminense. Na mesma ocasião, o governador do estado Sérgio Cabral promoveu uma recepção no Palácio das Laranjeiras para os membros do Comitê do Patrimônio Mundial e do Iphan, e ressaltou a importância de uma iniciativa como essa para a cidade, tendo em vista que o Rio reúne o maior conjunto de patrimônio histórico do Brasil. Cabral também reforçou o apoio do governo estadual para que a ação seja realizada.

Previsto para funcionar no Palácio da Cultura Gustavo Capanema, o Centro será direcionado à formação de gestores e pesquisa aplicada, além de se constituir em um referencial na área do patrimônio cultural para a América Latina, Caribe e países de língua portuguesa e espanhola da África e Ásia.

O projeto ainda precisa ser reconhecido pela Conferência Geral da Unesco, que acontece em novembro de 2009. O Iphan pretende dar início às atividades do Centro de Formação já no segundo semestre do mesmo ano por meio de pequenos cursos. De acordo com Luiz Fernando, a Unesco cumpre principalmente o papel de legitimar internacionalmente a iniciativa. Já o Iphan ficará responsável pela administração do Centro.

Assessoria de Comunicação
Iphan/Monumenta
Fones: (61) 3326.6864 - 3326.8014 - 9972.0050
www.monumenta.gov.br  - ascom@monumenta.gov.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin