Iphan e UNESCO discutem Patrimônio Mundial no Brasil

publicado em 20 de outubro de 2008, às 16h11

 

Entrevista coletiva à imprensa no dia 22/10, às 9h 30, no Windsor Astúrias Hotel, Rua Senador Dantas, 14, Centro, Rio de Janeiro, RJ

O tema do patrimônio mundial estará no centro das atenções no Rio de Janeiro, de 20 a 24 de outubro, quando acontecerão duas reuniões técnicas promovidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO, no Palácio Gustavo Capanema.

Durante uma semana serão debatidas possibilidades de fomento a políticas relacionadas ao Patrimônio Mundial na América Latina, Caribe e países de língua portuguesa e espanhola da África e Ásia. No ano passado, o Brasil passou a ocupar uma cadeira no Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, órgão que delibera sobre o reconhecimento dos bens a serem declarados Patrimônio da Humanidade. O país atua hoje como um dos porta-vozes da América Latina nesse comitê.

Participarão da abertura do encontro, o diretor do Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO, Francesco Bandarin, o ministro da Cultura Juca Ferreira, o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, o Representante da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny, e ea presidente do Comitê do Patrimônio Mundial e embaixadora da Espanha na UNESCO, María Jesús San Segundo.

A primeira reunião, nos dias 20 e 21 de outubro, tratará da criação do Centro Regional de Capacitação em Patrimônio Cultural, que será sediado no Rio de Janeiro e destinado à pesquisa aplicada e formação especializada na área do patrimônio - especialmente no campo do patrimônio mundial - na América Latina, Caribe e países de língua portuguesa e espanhola da África e Ásia.  Uma vez implementado, vai estimular e colaborar com outras iniciativas similares existentes nessas regiões e se tornar um centro de excelência. 

No Brasil, a Fundação Getúlio Vargas já assinou com o Iphan um protocolo de intenções para o desenvolvimento conjunto do modelo e da estrutura organizacional do Centro. Outras parcerias deverão ser realizadas de modo a ampliar as possibilidades de atuação que o Centro venha a desenvolver.

A segunda parte do encontro acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro, no mesmo local, e vai tratar da atualização da Lista Indicativa brasileira ao Patrimônio Mundial, suas diretrizes, critérios de seleção e dos possíveis bens que nela possam ser incluídos.  

O conjunto dos bens inscritos e a atual Lista Indicativa serão avaliados por especialistas brasileiros, em cooperação com especialistas da UNESCO, do Icomos (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), e do Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade com o objetivo de identificar necessidades de complementação e diversificação da presença brasileira na Lista do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural.

A partir desse encontro deverão ser estabelecidas novas estratégias para a apresentação de candidaturas brasileiras à UNESCO.

Programa Monumenta
Os participantes também vão conhecer uma das principais experiências brasileiras de preservação do patrimônio, o Programa Monumenta, que é um projeto estratégico para a recuperação do patrimônio cultural urbano, executado pelo Ministério da Cultura com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e apoio da UNESCO. Seu conceito é inovador e conjuga recuperação e preservação dos sítios históricos, alguns deles inscritos na Lista do Patrimônio Mundial, com desenvolvimento econômico e social.

No dia 21 de outubro haverá também o lançamento da ExpoMonumenta no Paço Imperial. A mostra, composta por 48 painéis, revela os resultados da atuação do Programa na restauração de áreas urbanas tombadas em todo o país.

Serão lançados ainda quatro livros, editados pelo Monumenta, sobre patrimônio e sítios históricos: “Atlas dos Monumentos Históricos e Artísticos do Brasil”, de Augusto Silva Telles; “Barroco e Rococó nas Igrejas do Rio de Janeiro”, de Myriam Andrade Ribeiro e Fátima Justiniano; “Art Nouveau em Belém”, de Célia Coelho Bassalo, e “As Fortalezas e a Defesa de Salvador”, de Mário Mendonça de Oliveira.

Haverá também uma coletiva de imprensa no dia 22 de outubro, às 09h30, no Hotel Windsor Astúrias, com o presidente do Iphan e o diretor do Comitê do Patrimônio Mundial.

Para saber mais sobre o tema Patrimônio Mundial consulte nossa cartilha no link: http://portal.iphan.gov.br/files/Cartilha_do_Patrimonio_Mundial.pdf

Serviço:
Reuniões Técnicas do Iphan e do Comitê do Patrimônio Mundial
Data:
de 20 a 24 de outubro de 2008
Horário: às 9h
Local: Palácio Gustavo Capanema - Rua da Imprensa, 16- Castelo - Rio de Janeiro - RJ

Abertura da Exposição do Programa Monumenta (ExpoMonumenta)
Lançamento dos livros editados pelo Monumenta
Inauguração:
21 de outubro
Visitação: até 26 de outubro de 2008
Horário: de terça a domingo, das 12h às 18h
Local: Paço Imperial - Praça 15 de novembro- 48- Centro - Rio de Janeiro - RJ
(21) 2533-4359

Coletiva de Imprensa
Data:
22 de outubro de 2008
Horário: às 09h30
Local: Hotel Windsor Astúrias - Rua Senador Dantas, 14, Centro 

Mais informações:
Carine Corrêa- E-mail: ascom@iphan.gov.br
Assessoria de Comunicação – Iphan
Fones: (61) 3326.6864, 3326.8907, 9972.0050

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin