Iphan e Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO vão promover reuniões no Brasil

publicado em 16 de outubro de 2008, às 16h31

 

O tema do patrimônio mundial estará no centro das atenções no Rio de Janeiro, de 20 a 24 de outubro, quando acontecerão duas reuniões técnicas promovidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO, no Palácio Gustavo Capanema.

Durante uma semana serão debatidas possibilidades de fomento a políticas relacionadas ao Patrimônio Mundial na América Latina, Caribe e países de língua portuguesa e espanhola da África e Ásia. No ano passado, o Brasil passou a ocupar uma cadeira no Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, órgão que delibera sobre o reconhecimento dos bens a serem declarados Patrimônio da Humanidade. O país atua hoje como um dos porta-vozes da América Latina nesse comitê.

Participarão da abertura do encontro, o diretor do Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO, Francesco Bandarin, o ministro da Cultura Juca Ferreira, o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e o Representante da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny.

A primeira reunião, nos dias 20 e 21 de outubro, tratará da criação do Centro Regional de Capacitação em Patrimônio Cultural, que será sediado no Rio de Janeiro e destinado à pesquisa aplicada e formação especializada na área do patrimônio - especialmente no campo do patrimônio mundial - na América Latina, Caribe e países de língua portuguesa e espanhola da África e Ásia.  Uma vez implementado, vai estimular e colaborar com outras iniciativas similares existentes nessas regiões e se tornar um centro de excelência. 

Em suas atividades, o Centro deverá abordar temas como a existência de uma herança cultural resultante de processos históricos partilhados entre os países dessas regiões, os desafios contemporâneos relacionados à gestão de sítios históricos, e ainda novas abordagens sobre o patrimônio natural, cultural, material e imaterial, bem como as relações entre patrimônio, cultura e desenvolvimento. 

A possibilidade de criação do Centro já mobilizou parceiros importantes. Além da própria UNESCO, por meio do Centro do Patrimônio Mundial e da Representação no Brasil, estarão presentes a presidente do Comitê do Patrimônio Mundial e embaixadora da Espanha na UNESCO, María Jesús San Segundo, e representantes de países que estão desenvolvendo experiências semelhantes em Turim (Itália), na Andaluzia (Espanha) e no Bahrein (Oriente Médio).

No Brasil, a Fundação Getúlio Vargas já assinou com o Iphan um protocolo de intenções para o desenvolvimento conjunto do modelo e da estrutura organizacional do Centro. Outras parcerias deverão ser realizadas de modo a ampliar as possibilidades de atuação que o Centro venha a desenvolver.

A segunda parte do encontro acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro, no mesmo local, e vai tratar da atualização da Lista Indicativa brasileira ao Patrimônio Mundial, suas diretrizes, critérios de seleção e dos possíveis bens que nela possam ser incluídos.  

O conjunto dos bens inscritos e a atual Lista indicativa serão avaliados por especialistas brasileiros, em cooperação com especialistas da UNESCO, do Icomos (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), e do Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade com o objetivo de identificar necessidades de complementação e diversificação da presença brasileira na Lista do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural. A partir desse encontro deverão ser estabelecidas novas estratégias para a apresentação de candidaturas brasileiras à UNESCO.

Programa Monumenta
Os participantes também vão conhecer uma das principais experiências brasileiras de preservação do patrimônio, o Programa Monumenta, que é um projeto estratégico para a recuperação do patrimônio cultural urbano, executado pelo Ministério da Cultura com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e apoio da UNESCO. Seu conceito é inovador e conjuga recuperação e preservação dos sítios históricos, alguns deles inscritos na Lista do Patrimônio Mundial, com desenvolvimento econômico e social.

No dia 21 de outubro haverá também o lançamento da ExpoMonumenta no Paço Imperial. A mostra, composta por 48 painéis, revela os resultados da atuação do Programa na restauração de áreas urbanas tombadas em todo o país.

Serão lançados ainda quatro livros, editados pelo Monumenta, sobre patrimônio e sítios históricos: “Atlas dos Monumentos Históricos e Artísticos do Brasil”, de Augusto Silva Telles; “Barroco e Rococó nas Igrejas do Rio de Janeiro”, de Myriam Andrade Ribeiro e Fátima Justiniano; “Art Nouveau em Belém”, de Célia Coelho Bassalo, e “As Fortalezas e a Defesa de Salvador”, de Mário Mendonça de Oliveira.

Para saber mais sobre o tema Patrimônio Mundial consulte nossa Cartilha do Patrimônio Mundial

Serviço
Reuniões Técnicas do Iphan e do Comitê do Patrimônio Mundial
Data:
de 20 a 24 de outubro de 2008
Horário: às 9h
Local: Palácio Gustavo Capanema - Rua da Imprensa, 16- Castelo - Rio de Janeiro – RJ

Abertura da Exposição do Programa Monumenta (ExpoMonumenta)
Lançamento dos livros editados pelo Monumenta
Inauguração: 21 de outubro
Visitação:
De terça a domingo - Até 26 de outubro
Horário: Das 12h às 18h
Local: Paço Imperial - Praça 15 de novembro- 48- Centro - Rio de Janeiro - RJ
(21) 2533-4359

SÍTIOS BRASILEIROS INSCRITOS NA LISTA DO PATRIMÔNIO MUNDIAL
1980  Cidade Histórica de Ouro Preto
1982  Cidade Histórica de Olinda
1985  Centro Histórico de Salvador, Bahia
1985  Santuário de Bom Jesus em Congonhas
1986  Parque Nacional do Iguaçu
1987  Brasília
1991  Parque Nacional da Serra da Capivara
1997  Centro Histórico de São Luís, Maranhão
1999  Centro Histórico da Cidade de Diamantina
1999  Costa do Descobrimento - Reserva da Mata Atlântica
1999  Mata Atlântica - Reservas do Sudeste
2000  Área de Conservação do Pantanal
2000  Parque Nacional do Jaú 
2001  Centro Histórico da Cidade de Goiás
2001  Áreas protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas
2001  Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas

ATUAL LISTA INDICATIVA BRASILEIRA
1996- Parque Nacional  Pico da Neblina (Amazonas)
1996- Palácio da Cultura, antiga sede do MEC, no Rio de Janeiro
1996-Estação Ecológica de Raso da Catarina ( Bahia)
1996- Igreja e Mosteiro de São Bento- Rio de Janeiro
1996- Conjunto Arquitetônico da Pampulha( Belo Horizonte)
1996- Estação Ecológica de Taim( Rio Grande do Sul)
1996- Parque Nacional Serra da Bocaina( São Paulo e Rio de Janeiro)
1996- Conventos Franciscanos do Nordeste Brasileiro
1998- Parque Nacional Serra da Canastra( Minas Gerais)
1998- Canyon do Rio Peruaçu (Minas Gerais)
1998 - Área Federal de Proteção Ambiental Cavernas do Peruaçu /Parque Veredas do Peruaçu
1998- Estação Ecológica Anavilhanas
1998- Parque Nacional de Serra do Divisor
1998-Parque Nacional da Serra da Capivara e Áreas de Preservação Permanente (Extensão).
2001- Paisagem Cultural do Rio de Janeiro
2004- Caminho do Ouro em Paraty(RJ) e sua paisagem

Informações:
Carine Corrêa
Assessoria de Comunicação – Iphan
Fones: (61) 33266864, 33268907, 99720050
E-mail: ascom@iphan.gov.br
Isabel de Paula

Assessoria de Comunicação - UNESCO no Brasil
Fones: (61) 3226 7381, 2106 3538, 99626408
E-mail: isabel.paula@unesco.org.br

Fonte: Ascom - Arin

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin