Programa Monumenta lançou quatro livros destinados ao grande público
publicado em 14 de outubro de 2008, às 17h00
O Programa Monumenta/Iphan, do Ministério da Cultura, que atua em áreas protegidas pelo Patrimônio Nacional, lançou quatro livros cuja idéia principal é aproximar o público leigo do entendimento e fruição de nosso patrimônio.
Um dos livros lançados foi o Atlas dos Monumentos Históricos e Artísticos do Brasil, da Coleção Obras de Referência, escrito por Augusto Silva Telles. Direcionado aos leigos, traz em linguagem didática referências sobre monumentos históricos numa versão revisada, atualizada e ampliada.
As primeiras edições deste atlas (de 1975 e 1980) tornaram-se referências para professores, pesquisadores e educadores por oferecerem análises seguras do acervo histórico, arquitetônico e artístico em diferentes regiões brasileiras.
As outras obras fazem parte da Coleção Roteiros do Patrimônio. A primeira, Barroco e Rococó nas Igrejas do Rio de Janeiro, de Myriam Andradre Ribeiro e Fátima Justiniano, é organizada em três volumes, e convida os leitores a observarem os estilos Barroco e Rococó em vinte das principais igrejas do Rio de Janeiro.
Esse livro traz também quatro diferentes roteiros de visitação, com comentários ilustrados, referências e a indicação dos detalhes importantes que valem ser apreciados em cada um dos monumentos.
Já o Art Nouveau em Belém, de Célia Coelho Bassalo, faz uma espécie de redescoberta da capital paraense em busca de pequenas e grandes marcas deixadas pelo art nouveau na cidade. Toda história, bem como a rica e variada herança do estilo, é comentada e analisada em detalhes pela autora.
Este guia inclui ainda roteiro de visitação que indica desde suntuosos palacetes, edifícios públicos e estabelecimentos comerciais, até simples fachadas residenciais, gradis, peças de mobiliário e decoração, todos de inspiração art nouveau.
Terceiro livro da mesma série, As Fortalezas e a Defesa de Salvador possibilita aos leitores o conhecimento dos fortes e fortalezas que no passado ajudaram a garantir a defesa da cidade. Mais do que uma proposta de visitação a essas edificações, o autor Mário Mendonça de Oliveira apresenta um universo desconhecido para muitos, como a terminologia relacionada, a arquitetura e funcionalidade dos equipamentos de cada fortificação, bem como o contexto histórico do surgimento das mesmas.
Houve também dois relançamentos: o primeiro, da Coleção Grandes Obras, é O Conjunto do Carmo de Cachoeira, organizado por Maria Helena Flexor, e engloba obras e monumentos da cidade de Cachoeira, na Bahia. Numa edição de luxo, o livro aborda a construção, as sucessivas intervenções, e as ações do Monumenta na recuperação do conjunto. O livro é bilíngüe e traz ainda fotos das igrejas, imagens e das detalhadas restaurações realizadas nos monumentos.
A obra Arquitetura na Formação do Brasil, organizado por Briane e Paulo Renato Bicca, foi lançada em convênio com a Caixa Econômica Federal, e teve sua edição rapidamente esgotada. Devido à intensa procura, o livro será relançado pelo Iphan/Monumenta.
As obras estarão à venda em várias livrarias do país e também podem ser adquiridas pelo e-mail publicacoes@iphan.gov.br .
Mais informações
Assessoria de Comunicação
Iphan/Monumenta
Fones: (61) 3326.6864 - 3326.8014 - 9972.0050
www.monumenta.gov.br - ascom@monumenta.gov.br