Iphan premia iniciativas de apoio ao patrimônio cultural brasileiro

publicado em 03 de outubro de 2008, às 17h21

 

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade será entregue em Brasília, no próximo dia 08 de outubro, a pessoas e instituições que desenvolveram ações de promoção do patrimônio cultural brasileiro. A cerimônia de premiação vai acontecer no Teatro Nacional Claudio Santoro, às 20 horas. 

Em 1987 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) instituiu o prêmio em comemoração ao cinqüentenário de sua fundação, com o objetivo de valorizar e incentivar a participação da sociedade na preservação do patrimônio do país.

Todos os anos concorrem à premiação ações de repercussão pública e trabalhos de empresas, instituições e pessoas que contribuem para a vitalidade cultural do Brasil.

Neste ano o Iphan recebeu 254 inscrições de todo o país, das quais foram selecionadas 74 ações.

Representantes da sociedade civil, entidades governamentais e instituições integraram a comissão nacional que indicou os sete vencedores nas seguintes categorias: Divulgação; Pesquisa e Inventário de Acervos; Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial; Educação Patrimonial; Preservação de Bens Móveis e Imóveis; Apoio Institucional e/ou Financeiro, e Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico. 

Os premiados receberão um troféu, certificado e R$ 20 mil. Ao final da cerimônia haverá o show de Lenine e Banda. O evento é aberto ao público, e os interessados podem retirar os ingressos gratuitamente na bilheteria do Teatro Nacional Cláudio Santoro, no dia 08 de outubro, a partir das 12 horas.

Rodrigo Melo Franco de Andrade
Mineiro de Belo Horizonte, nascido em 17 de agosto de 1898, o jurista, jornalista e intelectual Rodrigo Melo Franco de Andrade foi o primeiro diretor do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan, atualmente Iphan), criado em 1937. Ele se dedicou tão intensamente ao cargo que chegou a ocupá-lo por 30 anos.

Para realizar essa missão, contou com a colaboração de inúmeros intelectuais e artistas vinculados ao movimento modernista, dentre os quais, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Prudente de Morais Neto, Luís Jardim, Afonso Arinos, Lucio Costa e Carlos Drummond de Andrade.

Franco de Andrade implementou no Instituto políticas de eficiência e comprometimento com a cultura popular.  Homem de vasto conhecimento, relacionou-se também com pesquisadores de diferentes países, estabelecendo intercâmbios com organismos internacionais, como a Unesco e a Organização dos Estados Americanos (OEA), e viabilizando a edição de artigos e livros sobre as artes do Brasil.

Confira a lista dos vencedores de 2008.
1) Categoria Apoio Institucional e/ou Financeiro

Instituto de Pesquisa Etno-Ambiental do Xingu/IPEAX – Canarana/MT

O projeto Patrimônio indígena, história de nossa gente: resgatando a memória, as tradições e os lugares sagrados agora distantes de nós pretende recuperar as áreas que ficaram fora do Parque Indígena do Xingu, para manter vivas suas tradições, como o Kuarup.

2) Categoria Divulgação
Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha/Fecaje – Araçuaí/MG.

A Fecaje organiza desde 1991 o Festivale, que reúne grupos de cultura popular, a cada ano, em uma cidade diferente da região que é considerada uma das mais pobres de Minas Gerais, em flagrante contradição com sua riqueza cultural.

3) Categoria Educação Patrimonial -  Prefeitura Municipal de Contagem/MG
Programa de Educação Patrimonial: Por Dentro da História

A iniciativa promove a sensibilização dos alunos das escolas municipais para o reconhecimento de seus referenciais simbólicos e a preservação do patrimônio cultural, por meio de um processo constante de participação social.

4) Categoria Pesquisa e Inventário de Acervos
Olavo Pereira da Silva Filho – Teresina/PI
Carnaúba, Pedra e Barro na Capitania de São José do Piauhy

O trabalho desenvolvido pelo arquiteto piauiense ao longo de 40 anos reúne em três publicações documentação iconográfica, pesquisas, relatos e análises sobre a origem e evolução das cidades piauienses nos séculos 18, 19 e 20.

5) Categoria Preservação de Bens Móveis e Imóveis
Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari – Ilópolis/RS

O Conjunto Arquitetônico Museu do Pão tem como peça principal o Moinho Colonial Colognese, construído em madeira no início do século passado, que voltou a funcionar e produzir farinha, promovendo a valorização da culinária e dos costumes tradicionais da região.

6) Categoria Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico
José Jerundino Machado Itaqui – Santa Maria/RS

A criação dos Parques Paleontológicos Integrados da Quarta Colônia tem por objetivos a valorização da região central do Rio Grande do Sul e o incentivo à pesquisa e divulgação da riqueza paleontológica, como alternativa econômica e de promoção do turismo científico.

7) Categoria Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial
Fundação Padre João Câncio - Salgueiro/PE

O projeto O Vaqueiro da Caatinga e sua Diversidade Cultural reúne diversas ações de salvaguarda da cultura das populações da caatinga, em geral, e do vaqueiro nordestino, em particular, com o registro de seus saberes, fazeres e celebrações.

Serviço
Entrega do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
Data:
08 de outubro de 2008
Horário: às 20h
Local: Sala Villa-Lobos – Teatro Nacional Cláudio Santoro - Setor Cultural Norte- Via N2 -Brasília - DF

Show Lenine & Banda
Entrada:
600 ingressos serão distribuídos gratuitamente
Local: Bilheteria do Teatro Nacional Cláudio Santoro
Horário: A partir das 12h.

Mais informações
ascom@iphan.gov.br
carine.almeida@iphan.gov.br
(61) 3326 6864// 9972 0050// 8542 1412

Fonte: Ascom

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin