Iphan e Centro Lucio Costa lançam 1ª Chamada Pública de Pesquisas

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por intermédio do Centro Regional de Formação em Gestão do Patrimônio - Centro Lucio Costa (CLC) -, Centro de Categoria II sob os auspícios da UNESCO, sediado no Rio de Janeiro, lança a sua 1ª Chamada Pública de Pesquisas. 

Serão selecionados projetos referentes à pesquisa sobre a preservação e gestão do patrimônio cultural, que analisem ações e políticas realizadas por diferentes setores da sociedade de cada país (de caráter público ou privado), conforme as perspectivas cultural e histórica, nos países de línguas portuguesa e espanhola da América do Sul e de língua portuguesa da África e Ásia, tendo como áreas temáticas prioritárias as Práticas de gestão do Patrimônio da Humanidade e Panorama comparativo de políticas públicas e gestão participativa do Patrimônio da Humanidade entre dois ou mais países da Região.

O CLC selecionará até 10 (dez) projetos de pesquisa, no valor individual total de R$ 24.000,00, buscando contemplar o conjunto dos países da Região e a adequação das propostas aos objetivos e temáticas da Chamada.

Poderão apresentar propostas pessoas físicas que comprovem ter residência ou nacionalidade em um dos países língua oficial portuguesa e espanhola da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), África (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe) e Ásia (Timor Leste, e que tenham formação universitária completa. 

A Comissão Científica responsável pela análise e seleção dos projetos de pesquisa será composta por representantes do Centro Lucio Costa, do Mestrado Profissional do Iphan e da UNESCO e por profissionais com notório conhecimento na área.

As inscrições poderão ser feitas, via internet, até o dia 14 de agosto de 2015. Clique aqui para acessar o hotsite. 

Centro Lucio Costa
O Centro Lucio Costa foi criado a partir de projeto de cooperação entre Iphan, UNESCO e Agência Brasileira de Cooperação (ABC), assinado em agosto de 2011, que visa ampliar a capacidade de gestão das instituições envolvidas na preservação dos bens de países da América do Sul, de língua portuguesa e espanhola da África e Ásia. Com base em uma perspectiva integrada das Convenções da UNESCO de 1972, 2003 e 2005, o Centro atua na formação prioritária de gestores do patrimônio, com perfil generalista e capacidade de interlocução no processo de formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas relacionadas ao Patrimônio.

Entre os objetivos do Centro estão a pesquisa, a capacitação e a difusão de conhecimentos em gestão do Patrimônio com vistas à ampliação das possibilidades de atuação de profissionais e instituições que lidam com a preservação de bens culturais e naturais.

As atividades do Centro são orientadas por um Programa de Formação que tem como princípios o intercâmbio de informações, a cooperação entre profissionais e pesquisadores da área e a troca de experiências na preservação do patrimônio, sobretudo no âmbito da gestão. O Programa foi estruturado para que o CLC seja um centro de referência, com base no desenvolvimento de ações em torno da produção de conhecimento e da formação de uma rede colaborativa entre profissionais, pesquisadores e instituições voltadas para a preservação do patrimônio cultural nos países da Região, e com os parceiros da UNESCO.

Acesse aqui para a versão em espanhol.

Confira aqui o edital em português e aqui em espanhol.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin