Monumenta apóia lançamento do livro Memória Afro-brasileira em Itu
publicado em 14 de novembro de 2008, às 14h25
O livro “Memória Afro-brasileira em Itu” será lançado no dia 21 de novembro, às 19h, na fazenda Chácara do Rosário, em Itu (SP). De autoria do antropólogo Sylvio F. Batalha da Silveira e dos historiadores Claudete de Sousa Nogueira e Amauri Tadeu Barbosa Nogueira, o livro é fruto de uma pesquisa feita com relatos inéditos de afro-brasileiros contemporâneos, moradores locais, sobre a vida de seus ancestrais que viveram na cidade nos séculos XIX e XX.
Os textos e fotos que o integram referem-se a temas como o samba de terreiro, as irmandades, a luta pela liberdade na escravidão, os cordões carnavalescos, o artesanato de cestaria, etc. O livro faz parte de um amplo projeto realizado em Itu de promoção da memória dos afro-brasileiros, e foi realizado por meio de parceria entre a empresa de projetos culturais e culturais DEMACAMP, a União Negra Ituana (UNEI) e a Fazenda do Rosário, com o apoio do Programa Monumenta do Ministério da Cultura. Nos dias 22, 23, 29 e 30 de novembro será realizada ainda a 1ª Feira Afro-Brasileira em Itu, na sede da Chácara do Rosário.
Durante dois finais de semana, no pátio da fazenda, o visitante poderá apreciar produtos relacionados à cultura afro-brasileira, como comidas, bebidas, roupas, artesanato, e espetáculos de dança e música, como o Jongo e a Umbigada. Haverá também, nas antigas instalações do engenho de cana, a exposição de objetos antigos de fazenda e afro-brasileiros, da “Coleção Eduardo Carlos Pereira”.