Iphan apoia projeto Oleiros e Olarias em Itaboraí (RJ)
publicado em 07 de novembro de 2008, às 15h00
O Instituto Baía de Guanabara - IBG encerra o projeto "Oleiros e Olarias - Tradição da Arte Cerâmica de Itaboraí" com um Seminário na quarta-feira, dia 12 de novembro, às 9:30h, na Casa da Amizade das Senhoras dos Rotarianos de Itaboraí, e com a inauguração da exposição "Oleiros de Itaboraí", às 10:00h do dia 19 de novembro, na Casa de Cultura Heloisa Alberto Torres.
O projeto tem o apoio das secretarias municipais de Planejamento e Coordenação e de Educação e Cultura de Itaboraí e do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - INEPAC e é patrocinado pela Unesco/BID/Iphan/MinC, através do Programa Monumenta/Iphan.
Os eventos irão apresentar os resultados alcançados pelo projeto desenvolvido durante o segundo semestre de 2008 que teve por objetivos levantar e sistematizar o conhecimento sobre a Cultura do Barro - antiga expressão do patrimônio cultural fluminense -, divulgar a qualidade do artesanato de Itaboraí, promover e ampliar seu reconhecimento para o âmbito local e nacional e criar as bases para o associativismo da classe dos oleiros e artesãos.
O Seminário contará com a participação de autoridades locais, de representantes das instituições parceiras e de representante da Associação Oleiros de Itaboraí, criada a partir do desenvolvimento desse projeto. O evento será encerrado com duas palestras sobre as cerâmicas indígenas tupi-guarani e jê encontradas na região, que serão proferidas por arqueólogas e pesquisadoras do Museu Nacional da UFRJ e com uma homenagem aos participantes do projeto.
A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres que abrigará a exposição, é um imóvel do início do século XIX, restaurado em 1966 com o apoio técnico do Iphan por iniciativa de sua proprietária Heloísa Alberto Torres, antropóloga, pesquisadora do Museu Nacional, estudiosa da cerâmica marajoara e da cultura itaboraiense. Por sua vontade o imóvel e seu acervo foram doados ao Iphan e em 1995 foi transformado no principal Centro Cultural de Itaboraí.