I Encontro Estadual do Plano de Salvaguarda da Capoeira

publicada em 22 de agosto de 2014, às 15h44

 

Entre os dias 23 e 24 de Agosto o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai realizar o I Encontro Estadual do Plano de Salvaguarda da Capoeira no Museu de Arte Contemporânea (MARCO). O evento conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Cultura, da Prefeitura Municipal de Campo Grande, pela FUNDAC, e do Museu de Arte Contemporânea (MARCO).

O objetivo é criar um diálogo entre os capoeiristas e o Instituto para valorizar a manifestação cultural, que ganha cada vez mais destaque como Patrimônio Imaterial do Brasil. Estão previstas várias discussões dos eixos temáticos que envolvem os capoeiristas, desde aposentadoria para os mestres até a inclusão da capoeira no âmbito escolar e como modalidade esportiva e manifestação cultural. 50 mestres, contramestres e professores de capoeira da capital e do interior do estado vão participar dos debates.

Considerados patrimônio cultural imaterial do Brasil, o ofício dos mestres de capoeira e a roda de capoeira foram registrados pelo Iphan, respectivamente, no livro de Registro dos Saberes e no de Formas de Expressão, em outubro de 2008. Este ano a Roda de Capoeira será apresentada à UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Serviço:
I Encontro Estadual do Plano de Salvaguarda da Capoeira
Data:
23 e 24/08
Local:  MARCO, Rua Antônio Maria Coelho, 6000, junto ao Parque das Nações Indígenas.
Telefone: (67) 3326-7449.

Para mais informações: Iphan-MS – Rua General Mello, 23 (em frente ao Armazém Cultural Helena Meireles). Telefone: (67) 3382-5921"

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin