Comitê da Unesco cria Lista do Patrimônio Cultural Imaterial
publicado em 07 de novembro de 2008, às 15h03
Por Redação da Unesco
Istambul (Turquia) - A Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade foi implementada hoje pela Unesco com a inclusão, nela, de 90 obras primas de Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade proclamadas pela Unesco em 2001, 2003 e 2005. A cerimônia que estabeleceu a Lista integrou o primeiro dia de trabalho da Terceira Sessão do Comitê de Patrimônio Cultural Imaterial, que acontece na capital turca até o próximo dia 9.
A Lista é composta por 26 obras do Leste da Ásia; 20 da Europa; 19 da América Latina e Caribe; 18 da África; e sete da região árabe. Nove delas são compartilhadas por dois ou mais países. Entre as obras que ingressaram na Lista incluem-se as Expressões Orais e Gráficas dos Wajãpi (fotos), do Amapá (Brasil), o Carnaval de Oruro (Bolívia), o Teatro Kutiyattam Sanskrit (Índia) e o Patrimônio Oral de Gelede (Benin, Nigéria e Togo).
Saiba mais sobre:
Arte Kusiwa – pintura corporal e arte gráfica Wajãpi
"Estou muito satisfeito com a decisão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível de incluir as 90 obras primas
na Lista Representativa", declarou durante a cerimônia o Diretor-Geral da Unesco, Koichiro Matssura. "O Comitê, dessa forma, dá vida à Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, adotada em 2003 e implementada em 2006. Estou certo que, com o tempo, essa Lista, elaborada para dar maior visibilidade a nosso patrimônio vivo, contribuirá para a crescente conscientização de sua importância e para implantar um senso de orgulho e pertencimento às comunidades que o detêm."
Novas obras poderão ser incluídas na Lista Representativa, durante os encontros anuais do Comitê. Ao todo, a Unesco recebeu 111 candidaturas para inscrição na Lista oriundas de 35 países.
Envolverde/Unesco - com adaptações