Conversa Pai d’égua abordará temática relacionada ao artesanato de Miriti

publicada em 21 de agosto de 2014, às 15h51

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai realizar no próximo dia 28 de agosto, mais uma edição do Conversa Pai D’égua: falando sobre patrimônio. O tema abordado será Produção, Comercialização e Mercado do Artesanato de Miriti. O objetivo do evento é divulgar e refletir sobre diversos aspectos das questões mais atuais do tema Patrimônio Cultural, trazendo especialistas para debater o assunto.

Desde 2012, já foram realizadas treze palestras abordando os mais diversificados temas, como Paisagem Cultural e Patrimônio, Legislação e Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial, Roteiros Sensoriais Interpretativos Culturais, Do Largo das Mercês à Praça Visconde do Rio Branco: um estudo de gestão do patrimônio Histórico em Belém do Pará, 1941-2011, entre outros.

O artesanato de Miriti está presente em diversas localidades do Brasil e da América Latina, possui importância social, econômica e cultural. Em Abaetetuba esse tipo de artesanato apresenta a criação de cestarias, artefatos de fibras de miriti trançadas, e dos Brinquedos de Miriti de Abaetetuba, atividade artística-cultural, única e própria desse município.

A variedade de objetos e artefatos faz com que o artesanato de miriti ultrapasse os limites do município de Abaetetuba, e associe-se diretamente ao Círio de Nazaré, celebração registrada como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, do qual integra sua estrutura extralitúrgica.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
O Iphan é um órgão federal ligado ao Ministério da Cultura, responsável pela identificação, documentação, promoção e preservação do patrimônio cultural brasileiro. Fundado em 1937, vem desempenhando importante papel na gestão desse patrimônio, procurando assegurar, a partir de ações e instrumentos legais, a continuidade e o usufruto dos bens culturais aos quais foi atribuído o valor de patrimônio nacional. Desde 2009, o Iphan conta com representações em todos os estados. No Pará, a Superintendência fica localizada na Avenida Governador José Malcher, nº 563 e nº 474, na cidade de Belém.

Serviço:
Conversa pai d’égua: falando sobre patrimônio

Palestra: Produção, Comercialização e Mercado do Artesanato de Miriti - Rivaildo Peixoto e Amarildo Ferreira
Data: 28 de agosto 2014            
Horário: 14h às 18h
Local: Auditório do Iphan (Gov. José Malcher, nº 474, esquina com Benjamim Constant

Inscrições: http://casadopatrimoniopa.wordpress.com/ |
Inscrição gratuita | Certificado de participação

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin