Iphan e Instituto Chico Mendes assinam acordo de cooperação para fomentar o Projeto Barcos do Brasil

publicado em 19 de dezembro de 2008, às 14h27

 

Os presidentes do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Barreto Mello, assinaram um acordo de cooperação técnica para desenvolver ações integradas na operacionalização do Projeto Barcos do Brasil, no último dia 17 de dezembro, em Brasília, na sede do Ibama. 

Ambas as instituições pretendem promover ações conjuntas de preservação e promoção do patrimônio natural e cultural - tanto material quanto imaterial. Para isso vão elaborar um plano de trabalho que vai estabelecer as ações a serem desenvolvidas.

Dentre as iniciativas já acordadas, estão previstas a destinação, uso e cultivo sustentável das matérias primas necessárias à construção e reparo de embarcações tradicionais e de seus apetrechos, bem como a identificação, registro e valorização do patrimônio naval brasileiro e seus contextos socioculturais e ambientais, e da atividade e da cultura da pesca artesanal. 

Também fazem parte do projeto a qualificação profissional de pescadores artesanais e o apoio à produção e à cadeia produtiva da pesca, ao associativismo e cooperativismo, e à pesquisa e fomento tecnológico para o desenvolvimento sustentável da pesca.

Estão previstos ainda a identificação de mestres de carpintaria náutica e o registro de técnicas tradicionais de construção de embarcações - visando a proteção do patrimônio cultural, bem como a capacitação e a qualificação profissional dos trabalhadores envolvidos com a carpintaria náutica tradicional no país e sua inserção no mercado de trabalho.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin