Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular expõe artesanato do país no Mercado Brasil

publicado em 18 de dezembro de 2008, às 14h50

 

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) inaugura no dia 18 próximo, quinta-feira, às 11 horas, o Mercado Brasil, mostra e vendas de artesanato de diversas localidades do país, em comemoração dos 25 anos da Sala do Artista Popular (SAP), espaço criado em 1983 pelo CNFCP para difusão e   comercialização da produção de artistas e comunidades artesanais, propiciando a esses  oportunidades de expansão de mercado e condições de participação mais efetiva no processo de valorização e comercialização de sua produção. A mostra integra a programação de comemoração dos 50 anos do CNFCP e ficará aberta até o dia 21 de dezembro, das 9 às 20h.

Serão expostos para vendas, em quiosque montado próximo à Galeria Mestre Vitalino do Museu de Folclore Edison Carneiro, peças que vão desde a cerâmica utilitária e decorativa do Vale do Jequitinhonha, MG, a arte figurativa do Alto do Moura, em Caruaru, PE, a tecelagem de Unaí, MG, até os brinquedos de buriti de Abaetetuba, Belém, PA, as esculturas dos artistas Louco Filho da Bahia e Mario Teles de Minas Gerais, entre muitas outras peças das mais variadas regiões do país.

A organização do Mercado Brasil é resultado do trabalho realizado pela SAP. Criada a partir da constatação da necessidade de ações que, embora tendo por foco central a preservação e a transmissão de saberes específicos ligados a ofícios artesanais, que constituem o patrimônio imaterial brasileiro, tornou-se, ao longo desses 25 anos, um poderoso instrumento de difusão e escoamento, trazendo para o público o universo do artesanato tradicional brasileiro. 

A SAP constitui-se, assim, num canal de difusão de múltiplas expressões de arte popular produzida no Brasil, uma vez que se parte do princípio de que a permanência do artesanato tradicional, dotado de valor cultural e patrimonial, depende da possibilidade de inserção qualificada do artesão na sociedade mais abrangente.

Nesse sentido, o Mercado Brasil, a exemplo da SAP, pressupõe que a valorização dos saberes tradicionais específicos, dos quais o artesão é portador, e a abertura de um mercado justo, no qual esses saberes possam lhe dar garantias de sobrevivência, são, nessa perspectiva, condições complementares para a plena realização do potencial cultural do artesanato.

O já tradicional Espaço de Comercialização da SAP funcionará normalmente, durante a realização do Mercado Brasil.

Serviço:
Mercado Brasil – exposição e vendas de artesanato brasileiro
Inauguração:
18 de dezembro de 2008, às 11h 
Data: 21 de dezembro de 2008
Horário: das 9h às 20h
Quiosque próximo à Galeria Mestre Vitalino do Museu de Folclore Edison Carneiro
Rua do Catete, 153 (estação Catete do metrô) - Rio de Janeiro, RJ

Realização
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular / Iphan / Ministério da Cultura

Informações
Sala do Artista Popular
Telefone: 2285-0441, ramais 207 e 216
e-mail: mercado.folclore@iphan.gov.br
Setor de Difusão Cultural
Telefone: 2285-0441, ramais 204, 205 e 206
e-mail: difusao.folclore@iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin