São Miguel das Missões comemora 25 anos de título de Patrimônio da Humanidade

publicado em 18 de dezembro de 2008, às 15h22

 

No próximo dia 21 de dezembro a Superintendência do Iphan no Rio Grande do Sul vai promover, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões, uma série de eventos em comemoração aos 25 anos da declaração do Sítio de São Miguel Arcanjo como Patrimônio da Humanidade e aos 70 anos de seu tombamento nacional.  O local é considerado o patrimônio mais importante do Rio Grande do Sul e é reconhecido por todos os gaúchos como parte de sua identidade.  A programação terá início às 17h nas ruínas de São Miguel. 

Esse sítio abriga parte dos remanescentes da antiga redução Jesuítica-Guarani no local - fundada por volta de 1687- e o Museu das Missões, criação do arquiteto Lúcio Costa e inaugurado em 1940. A elevação à Patrimônio da Humanidade reconheceu seu valor histórico excepcional e, ao mesmo tempo, representou um marco na concepção de patrimônio e nas ações de preservação conduzidas pelo Iphan. 

Na oportunidade, o instituto vai inaugurar o Laboratório de Arqueologia, que funcionará junto ao Escritório Técnico de Missões. O Iphan também vai anunciar o início do processo de inventário dos remanescentes materiais da Coluna Prestes. 

A programação conta com a inauguração da exposição fotográfica “O sonho e a ruína”, de Luiz Carlos Felizardo, na sacristia das ruínas de São Miguel Arcanjo. Haverá também as apresentações do Coral Guarani, do cantor e compositor missioneiro Pedro Ortaça e da Orquestra e Coral da Unisinos. Os eventos serão abertos ao público e terão entrada franca, e contam com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Unesco e da Fundação dos Municípios das Missões.

Missões 
A experiência das missões Jesuítico-Guaraní foi uma das mais significativas da história humana, e chegou a ser designada como o “triunfo da humanidade” pelo iluminista francês Voltaire. Dos trinta povos originais que ocupavam a região, sete permaneceram em território brasileiro, no Rio Grande do Sul, após o Tratado de Madri de 1750, e ficaram conhecidos como os “Sete Povos das Missões”. 

As cidades de São Borja, Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga foram erguidas sobre os três remanescentes das Missões. Outros locais se transformaram em sítios arqueológicos, e são considerados patrimônio histórico nacional: São João Batista, São Nicolau, São Lourenço Mártir e São Miguel Arcanjo. 

Coluna Prestes
O “Inventário dos remanescentes do patrimônio material relacionados à Coluna Prestes” vai ser feito por meio da contratação de serviços técnicos para pesquisa histórica, iconográfica, cartográfica e de levantamento cadastral dos remanescentes da marcha. O anúncio do início deste levantamento será realizado nas ruínas de São Miguel Arcanjo.

A coluna Prestes foi uma das maiores marchas da história da humanidade. Seus integrantes, liderados por Luís Carlos Prestes, revoltaram-se contra a estrutura política da República Velha e percorreram milhares de quilômetros em dois anos e meio. O exército e a polícia não conseguiram derrotar a Coluna que, depois de atravessar vários estados brasileiros, (como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso), refugiou-se na Bolívia.  

O ponto de partida da marcha, em 24 de dezembro de 1924, conforme carta manuscrita pelo próprio Prestes, foram as ruínas de São Miguel Arcanjo. Uma reprodução desta carta, que faz parte do acervo de Luiz Carlos Felizardo, integra a exposição “O sonho e a ruína” e liga a Coluna Prestes ao mais emblemático monumento do Rio Grande do Sul.

Programação
- Inauguração do Laboratório de Arqueologia das Missões
Responsável pela limpeza e catalogação de 15.000 fragmentos arqueológicos retirados pelas diversas escavações arqueológicas dos sítios missioneiros desde 1970 e implantado com madeira fornecida pelo IBAMA (madeira apreendida). 

- Inauguração da exposição fotográfica “O sonho e a ruína”, de Luiz Carlos Felizardo
Composta por 40 painéis de fotos realizadas nos últimos 25 anos pelo autor, a exposição apresenta também fotos históricas do acervo pessoal de Felizardo, que mostra seu pai no início das primeiras obras de consolidação das ruínas de São Miguel Arcanjo, realizadas pelo governo do Rio Grande do Sul nos anos 1920. 

- Espetáculo musical com o coral da aldeia Guarani de São Miguel das Missões, com o cantor nativista Pedro Ortaça e com a orquestra e coral da Unisinos. 

Serviço
Comemoração dos 25 anos de São Gabriel Arcanjo como Patrimônio da Humanidade
Data:
21 de dezembro de 2008
Horário: 17h
Local: Sítio Arqueológico São Miguel das Missões
Contato: 51.9913.6057

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin