Casa de Bidu Sayão é restaurada e reinaugurada no Rio de Janeiro (RJ)

publicado em 15 de dezembro de 2008, às 15h48

 

A Casa de Bidu Sayão no Rio de Janeiro foi restaurada e a cerimônia de sua reinauguração será realizada no próximo dia 16 de dezembro, às 10h30, na Praça Tirandentes. Seu uso foi readaptado e o espaço será destinado à implantação de ateliers e galerias de exposições. A ação é do Programa Monumenta/Iphan, projeto estratégico do Ministério da Cultura, em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade. Os recursos investidos nesta obra foram de cerca de R$672 mil. Por meio deste convênio está sendo investido no Rio de Janeiro um montante de R$ 17,6 milhões.

A edificação é composta pelos imóveis localizados na Praça Tiradentes nº48 e na Rua Luis de Camões nº57. Foi neste sobrado situado na praça que nasceu a cantora lírica Bidu Sayão, importante nome da música brasileira no início do século XX, e cuja família era também proprietária do imóvel dos fundos localizado na Rua Luis de Camões. 

O projeto foi iniciado em janeiro de 2002 e unificou os imóveis localizados no centro da cidade, ambos de propriedade da Prefeitura do Rio. As obras de reforma e unificação dos prédios foram finalizadas em outubro de 2008, atendendo ao programa de adequação e restauro, e a Casa de Bidú Sayão será entregue como mais um equipamento para a promoção das atividades culturais na cidade.

Essa intervenção implementou estruturas metálicas na passarela de interligação entre as duas edificações e na sustentação do lanternim do telhado do imóvel da Praça Tiradentes. Também foram realizadas a complementação da escada metálica e a execução de uma estrutura metálica para reforço das lajes existentes do 2o, 3o e 4o pavimentos.

Também foram restaurados pisos, peitoris, os ornamentos das fachadas, escadas, gradis e corrimãos. Foi ainda a executada a rede elétrica, e de instalações hidro sanitárias e de combate a incêndios, bem como a coberturas em telhas cerâmicas, além da pintura interior e exterior.

As obras de restauro e unificação dos prédios foram finalizadas em outubro de 2008, atendendo ao programa de adequação, tornando assim a Casa de Bidú Sayão mais um importante equipamento para a promoção das atividades culturais na cidade.

Bidu Sayão
Balduína de Oliveira Sayão, conhecida como Bidú Sayão, nasceu em 1902 e viveu na Praça Tiradentes nº 48 até seus cinco anos de idade. Estreou no palco aos 17 anos, após temporadas de estudos na França e Itália. 

Na década de 1930, foi para Nova Iorque e lá se estabeleceu. Aos 55 anos de idade se despediu dos palcos.Faleceu em 1999, aos 96 anos. Em sua trajetória artística, Bidu Sayão desempenhou importante papel na divulgação da música brasileira no cenário internacional.

Programa Monumenta/Iphan
O Monumenta é um programa estratégico do Ministério da Cultura com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e apoio da UNESCO. Seu conceito é inovador e procura conjugar recuperação e preservação do patrimônio com desenvolvimento econômico e social. 

São objetivos do programa: preservar áreas prioritárias do patrimônio histórico e artístico urbano, aumentar a consciência da população acerca do patrimônio histórico, aperfeiçoar sua gestão, estabelecer critérios de prioridades de conservação e estimular a utilização econômica, cultural e social das áreas em recuperação no âmbito do projeto. 

Atualmente 26 cidades participam do Programa Monumenta, todas elas escolhidas de acordo com sua representatividade histórica e artística e urgência na recuperação das edificações. Entre as obras selecionadas estão centenas de monumentos como museus, igrejas, fortificações, casas de câmara e cadeias, palacetes, conjuntos escultóricos, conventos, fortes, ruas, logradouros e edificações privadas em áreas tombadas.

Serviço:
Reinauguração da Casa de Bidu Sayão
Data:
16 de dezembro
Local: Praça Tirandentes - Centro- Rio de Janeiro- RJ

Mais informações:
Fones: (61) 3326-6864//3326-8907//9972 0050
ascom@iphan.gov.br 
carine.almeida@iphan.gov.br
www.monumenta.gov.br 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin