Jaguarão recebe a XI Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do MERCOSUL

JaguarãoComeça amanhã a XI Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do MERCOSUL. Os encontros, que vão até o dia 30 de maio, em Jaguarão (RS), têm como objetivo apresentar os resultados, diretrizes e definições das atividades debatidas nas reuniões dos Comitês Técnicos da área de Patrimônio Cultural que vêm ocorrendo desde o dia 23 de abril. 

Na programação desta quarta-feira, dentre outras atividades, acontecerão duas sessões para avaliação das Missões Jesuítas Guaranis, Moxos e Chiquitos e de La Payada para reconhecimento desses bens como Patrimônio Cultural do MERCOSUL. 

XI Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do MERCOSUL 
A Reunião da Comissão de Patrimônio cultural do MERCOSUL acontece em presidências temporárias que se revezam a cada seis meses entre os países membros plenos do bloco. Nesse semestre, a presidência protempore pertence ao Brasil. Com isso, o país fica responsável por empreender ações que favoreçam o esforço de convergência e de integração regional.

A questão da cultura é vista como uma variável que pode favorecer o diálogo e os esforços de integração. Nesse contexto, em cada temática da política pública voltada para integração regional, cabe a uma organização empreender e responder pelos esforços daquela presidência protempore nas áreas de sua competência institucional.

As reuniões desse semestre no campo do patrimônio e museus são, respectivamente, de responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

O objetivo da presidência protempore brasileira no campo do patrimônio é consolidar a sistemática relacionada ao reconhecimento de bens culturais declarados como o patrimônio cultural do MERCOSUL.

O foco central pretendido pela Presidência protempore do Brasil 2015 (PPTB’15) na XI Reunião da CPC é a conclusão dos procedimentos de reconhecimento do primeiro bem cultural como Patrimônio Cultural do MERCOSUL: a Ponte Internacional Barão de Mauá, localizada na fronteira do Brasil com o Uruguai.

Para tanto, estão previstas para o dia 30 de maio de 2015, em Jaguarão, RS, a cerimônia de reconhecimento desse patrimônio, com a entrega oficial do Certificado de Patrimônio Cultural do MERCOSUL às autoridades brasileiras e uruguaias presentes, o lançamento do dossiê da Ponte Internacional Barão da Mauá, iniciando a série de publicações da CPC, entre outras ações. O desafio é encontrar as formas de viabilização que gerem diálogo, coesão e desenvolvimento regional a partir do patrimônio.

Agenda das próximas atividades no âmbito da PPTB’15:
XI Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul - XI CPC:
Data:
27 a 30 de maio de 2015.
Local: Jaguarão, RS.
Participantes: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Suriname e Venezuela.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan 
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br
Íris Santos - iris.santos@iphan.gov.br
Mécia Menescal - mecia.menescal@iphan.gov.br
Isadora Fonseca - isadora.fonseca@iphan.gov.br  
(61) 2024-5461 / 2024-5479 / 2024-5459 
(61) 9380-8358 / 9381-7543
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin