Documentários do Etnodoc serão veiculados na TV Brasil

publicado em 02 de dezembro de 2008, às 12h17

 

Lançados no mês de novembro no âmbito da 13ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico, os 15 documentários selecionados no Edital de Apoio à Produção de Documentários Etnográficos sobre o Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro (Etnodoc/2007) serão exibidos pela TV Brasil, a partir do dia 01 de dezembro, sempre às 17h30, horário nobre da emissora.

A iniciativa tem por finalidade a sensibilização, documentação e a difusão do patrimônio imaterial , compreendido, conforme convenção da Unesco, como “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”. 

O edital é resultado de proposta da Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro que, em parceria com o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular e o Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan / Ministério da Cultura, submeteu o projeto ao Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). O patrocínio é da Petrobras, que destinou R$ 1,2 milhão à produção dos documentários realizados em 2008.

A seguir, a programação da primeira semana:
AS BENZEDEIRAS DE MINAS
ANDREA TONACCI
Através de depoimentos, três reconhecidas benzedeiras católicas do Estado de Minas Gerais dão uma visão de sua história e práticas, expondo e revelando uma tradição de medicina popular cuja existência e eficácia tendem a desaparecer no processo de urbanização e desenraizamento de valores culturais e religiosos tradicionais.

TRAMA MINEIRA
ADRIANA DE ANDRADE E WALDIR DE PINA
Trama Mineira apresenta questões de época e gênero nos fragmentos da narrativa de Joana Pinta, “Tecelona” de Roça Grande, comunidade rural nos arredores de Berilo, Vale do Jequitinhonha. Durante os rituais diários, nos fazejamentos rotineiros, ela tira da memória as lembranças da infância, do casamento, da criação dos filhos e da vida na roça. Trama Mineira retrata uma vida moldada pelo trabalho, pelos ensinamentos da mãe, e pelos desafios da criação dos filhos. 

TRANSBORDANDO
KIKO GOIFMAN
Transbordando é um documentário, dirigido por Kiko Goifman, que retrata a vida e a obra da família de bordadeiras Diniz Dumont, integrantes do Grupo “Matizes Dumont”, que é hoje uma referência na região de Pirapora, norte de Minas Gerais, na beira do Rio São Francisco. 

PASSOS DE OEIRAS
ÁUREA DA PAZ PINHEIRO E DOUGLAS MACHADO
Documentário etnográfico sobre a Procissão dos Passos. Apresentam-se as crenças e os rituais emblemáticos da religiosidade do Nordeste, do Estado do Piauí e de Oeiras em particular. Percorrem-se as ruas, as casas e os lugares de memória da velha Oeiras, para capturar crenças, rituais, religiosidade e espiritualidade mutantes, mas marcadas por permanências. Os fiéis revivem os passos de Cristo rumo ao calvário, além de manter crenças e rituais de fé. Muitos fiéis participam do ritual para cumprir promessas, carregam ex-votos e cruzes e percorrem as ruas com os pés descalços. 

FOLIA NO MORRO
ARTHUR OMAR
Arthur Omar acompanha a Folia de Reis no Morro de Santa Marta, bairro de Botafogo, ao longo de 13 anos (de 1995 a 2008), mostrando as suas variações e a permanência do seu imaginário. Investigação essencialmente audiovisual e sensorial sobre o arquétipo da folia e a sua função na comunidade de uma favela do Rio de Janeiro, transforma o espectador num autêntico participante da folia. Através da montagem cinematográfica e do ritmo coreográfico da linguagem, recria a experiência do sagrado, conduzida pelo Mestre José Diniz. Destaque para a atuação do grande palhaço Ronaldo Silva, autêntico artista dramático popular.

Veja a programação.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin