Iphan/RJ oferece repasse de conhecimento a prefeitos recém-empossados

publicado em 28 de janeiro de 2009, às 14h09

 

Durante o encontro realizado ontem, das 16 às 19 horas, com os prefeitos recém-eleitos dos municípios do Estado do Rio de Janeiro, o Superintendente do Iphan/RJ, Carlos Fernando Andrade, apresentou as possibilidades de parceria que o Instituto é capaz de viabilizar com as administrações municipais, em benefício do patrimônio cultural dessas localidades.

Carlos Fernando também falou sobre os mecanismos de confecção e análise de projetos culturais para aprovação junto ao MinC e a consequente autorização para captação de patrocínios, além de enfatizar a importância da utilização das bases parlamentares dos partidos para a destinação de recursos para ações de preservação.

Aos 85 prefeitos presentes ou representados dos 92 municípios existentes foram mostradas as vertentes de atuação do Iphan/RJ e disponibilizados os seus diversos setores - assessorias de patrimônio imaterial, de tombamento e de arqueologia, por exemplo -, para repassar conhecimento às prefeituras sobre a preservação da memória em todas as suas manifestações.

A apresentação do Superintendente durou pouco mais de uma hora, porém, tamanha foi a participação da plateia durante a seção de perguntas que a sucedeu, que o evento foi encerrado com a promessa de ser "continuado" em reuniões próprias, nas quais serão tratadas as questões específicas dessas cidades.

Específicos, mas longe de serem contrastantes, foram também as demandas e os depoimentos de inúmeros prefeitos sobre as questões culturais de seus municípios. Depoimentos estes que podem ser resumidos nas empolgantes falas em prol da preservação cultural dos eleitos em Nova Friburgo, Heródoto de Melo, e em Vassouras, Renan Oliveira, repletas da mesma determinação e coerência, apesar do - apenas aparente - contraste de seus respectivos 83 e 26 anos de idade.

Primeiro evento com este formato e porte promovido pela Superintendência do Rio de Janeiro, o encontro com os prefeitos foi realizado no Copacabana Palace Hotel, monumento tombado pelo Iphan, em 1986, por sua importância histórica e artística.

Mais informações
Assessoria de Imprensa Iphan/RJ
Fones 21 2203-3146
Amanda Moura, Chico Cereto e Rodney Ribeiro

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin